0


Projetar o desenvolvimento ordenado de Westfália, pensando em garantir ainda mais qualidade de vida à população, é o principal objetivo do Plano Diretor Municipal (PDM). Com a intenção de apresentar as diretrizes do projeto à comunidade, a Administração Municipal realizou na noite desta segunda-feira, dia 05 de junho, na Casa da OASE, no Centro, a primeira audiência pública.



Em torno de 200 pessoas participaram do encontro e debateram pontos importantes do Plano Diretor Municipal, elaborado pela Comissão Interna e Externa, com assessoria da empresa Squadro Arquitetura e Engenharia Ltda. A audiência pública foi aberta com apresentação do Grupo de Danças Corpo Livre, coordenado por Bibiana Scheer, e com a exibição de vídeos onde pequenos estudantes opinam sobre o futuro de Westfália. No encontro, também estiveram expostos desenhos, textos e maquetes produzidos pelos alunos das escolas municipais, sob a temática "Como você imagina Westfália no futuro?".



Representando a Comissão Externa, Samuel Klein parabenizou a Administração Municipal de Westfália pela iniciativa em implantar o Plano Diretor Municipal. "É uma necessidade para desenvolvermos nosso município de maneira ordenada", ponderou. Enquanto isso, a representante da Comissão Interna, arquiteta e urbanista Andresa Sofia Ahlert Rohr, observou que o PDM é uma oportunidade para refletir sobre onde uma comunidade vive e onde quer viver. "Pensar em Westfália é pensar em algo mais duradouro, que vai servir para as futuras gerações, e o resultado deste trabalho será o reflexo do interesse coletivo. Esta é a oportunidade para que todos nós possamos nos envolver cada vez mais com a nossa Westfália e nos sentir mais cidadãos", completou.



Já o presidente da Câmara de Vereadores de Westfália, Jucimar Oneide Docena, reforçou a importância de planejar um município, ressaltando que, para isso, a colaboração de toda a comunidade é fundamental. "Precisamos pensar no futuro e em qual Westfália queremos deixar para as próximas gerações. Por isso, preciso parabenizar a Administração Municipal pela iniciativa em desenvolver nosso Município de maneira ordenada", salientou Docena.



O prefeito de Westfália, Otávio Landmeier, enalteceu que o projeto do PDM foi iniciado em 2015. Ele reforçou que, neste momento, questões coletivas são mais importantes que as individuais. "É muito importante ouvir a nossa comunidade e, por isso, realizaremos mais audiências públicas para debatermos o nosso Plano Diretor. Mas, para que possamos acertar, precisamos da participação dos westfalianos", observou. Landmeier ainda destacou que planejar o desenvolvimento ordenado do Município agora, trará bons frutos no futuro. "Não precisamos esperar Westfália ter 20 mil habitantes para elaborarmos o PDM, quando então seria obrigatório. Vamos organizar nosso Município a partir de agora para as futuras gerações", enalteceu o prefeito.



Durante a audiência pública, integrantes da Comissão Interna e Externa ainda assinaram o primeiro acordo do Plano Diretor Municipal - "Nosso Ideal Comum", o qual conta com oito abordagens importantes para a execução do projeto: preservação do meio ambiente, desenvolvimento equilibrado e sustentável, desenvolvimento ordenado, promoção da inclusão social, participação da população, preservação do patrimônio cultural, interesse coletivo, e respeito ao cidadão.



Na primeira audiência pública do PDM, Vinícius de Tomasi Ribeiro, da Squadro Arquitetura e Engenharia Ltda., apresentou as diretrizes da proposta. Num contexto geral, o arquiteto e urbanista explicou o que é um Plano Diretor, quais suas funções e qual o papel dos munícipes. Ele também tratou da divisão de bairros e zonas do Município. "Convocamos esta audiência pública porque o Plano Diretor não é criado só pela Administração Municipal e pelas comissões. Nós precisamos ouvir a comunidade, saber o que pensam os munícipes, quais são seus anseios e necessidades", enalteceu. Logo após a explanação de Ribeiro, foi aberto espaço para questionamentos e sugestões por parte da comunidade westfaliana.



Até hoje, já foram executadas diversas temáticas dentro da elaboração e estudo do PDM, desde a análise de propostas e diagnóstico até leituras técnicas (levantamento de dados e informações) e leitura comunitária (com participação da comunidade). Durante a elaboração do Plano Diretor, ainda há previsão para mais um seminário, no início de julho, e mais uma audiência pública, em agosto. Nesta segunda-feira, dia 05, foi finalizado o período de diagnóstico, o qual deve ser aprofundado no seminário.



Detalhes sobre o Plano Diretor Municipal podem ser conferidos no site da Câmara de Vereadores de Westfália (camarawestfalia.rs.gov.br), no link Legislação.



O que é o Plano Diretor Municipal?



O Plano Diretor Municipal consiste em uma Lei Municipal e se faz necessário para que se possa projetar o desenvolvimento de um município. Seu objetivo é ordenar espaços habitáveis, pensando em meio urbano e rural, e melhorar a qualidade de vida da comunidade local. É considerado o "instrumento básico da política de desenvolvimento e de expansão urbana", conforme a Constituição Federal.



Funções – propiciar o crescimento e o desenvolvimento local em bases sustentáveis; indicar a mais adequada forma de crescimento da cidade no Município, garantindo a legalidade dos assentamentos e a qualidade ambiental de todo o município; e garantir o atendimento às necessidades dos cidadãos quanto à qualidade de vida e justiça social.



Formação de Comissão Interna e Externa



Para a elaboração e estudo do Plano Diretor Municipal, criou-se uma Comissão Interna, formada por representantes da Prefeitura, e uma Comissão Externa, formada por lideranças da comunidade:



Comissão Interna – Otávio Landmeier, Evanete Inez Horst Grave, Eliane Dolores Giebmeier, Elisangela Schneider Wiethölter, Paulo Bagatini, Joacir Antônio Docena, Vitor Cristiano Ahlert, Cleomar Luís Trapp, Franciel da Costa, Fernando Rafael Wiethölter, João Davi Goergen, Luciano Lucian, Andresa Sofia Ahlert Rohr, Jairo Marx e Marcelo Müller.



Comissão Externa – Ana Paula Sulzbach Korte, Sofia Carmelinda Riva Röwer, Simone Aline Tischer Landmeier, Sigrid Juliana Haas, Samuel Klein, Élio Konrad, Ronald Olando Goldmeyer, Nelson Horst, Sérgio Marasca, Valério da Fonseca, Ademir Cord, Ronei Tiago Stein, Vilson Dhein, Márcio von Mühlen, Renato Kreimeier, Evandro Ahlert e Adriano Horst.




Fonte: Prefeitura de Westfália RS
PATROCINADORES
Sicredi
Wizard
Metalúrgica Wagner
Anuncie Aqui
Digiserv
Wizard Teutônia
Futura Imóveis
Portal Atividade Rural 2019
contato@atividaderural.com.br | Fone: (51) 9135-4200