0


A seca que afeta o Vale do São Francisco – bem como regiões em Minas Gerais, Espírito Santo e Goiás – configura um fenômeno cíclico que voltou a atuar sobre essas região do Brasil. “As regiões citadas têm sim seus períodos de estiagem, sofrendo uma maior influência de um processo cíclico, neste caso falamos da Oscilação Decadal do Pacífico (ODP)”, afirma a meteorologista Graziella Gonçalves, do Somar. 



De acordo com ela, a ODP é um ciclo que possui uma periodicidade na ordem de décadas, associado a diferentes padrões de temperatura do Oceano Pacifico, que assim como o El Niño/La Niña, também interferem no clima em todo o planeta: “Esta oscilação apresenta fases frias e quentes, como mostra o gráfico disponibilizado pela NOAA (abaixo). Nos anos em que a ODP está em fase quente, a tendência é que os volumes de chuva sejam maiores, já nos anos de fase fria, os volumes anuais de chuva tendem a ser menores”.



“Ainda de acordo com o gráfico já é possível observar que estamos no início de uma fase fria, por isso nos últimos anos as chuvas já não são tão volumosas e há estiagem, principalmente no centro norte, que vem sendo mais impactado. Por estarmos no início do ciclo, a fase fria que vivemos ainda terá na ordem de décadas, podendo atuar entre 20 a 30 anos”, alerta.




Fonte: Agrolink
PATROCINADORES
Wizard
Representações Francesquet
Anuncie Aqui
Metalúrgica Wagner
Colégio Teutônia
Futura Imóveis
Fritz Ordenhadeiras
Alles Gut
Wizard Teutônia
Digiserv
Portal Atividade Rural 2018
contato@atividaderural.com.br | Fone: (51) 9135-4200