0


leiteAumento de despesas fixas e insumos prejudicam o rendimento da produção.Leite barato e custo de produção elevado: Produtores se sentem preocupados com a situação



O litro de leite está mais barato, porém, o custo aumentou para alguns insumos. Atualmente, o leite vive uma crise no mercado que afeta diretamente os produtores e os consumidores finais do produto, isso porque as despesas fixas e matérias primas como energia e água aumentaram, o que acabou reduzindo ainda mais o lucro, e vem desmotivando os pequenos produtores a se manterem na atividade.



O ano de 2016 foi um marco para esses produtores, que conviveram com uma valorização positiva do produto. Já 2017, foi registrada uma queda significativa para a produção. Segundo o produtor Laércio José de Sousa, os lucros estão aquém em comparação com o ano passado, “Como lucramos a partir do leite em centavos, qualquer queda, que seja de R$ 0,05, já pesa no final do mês.”.



O pasto está totalmente seco, e nesse período de estiagem é necessário realizar o tratamento do gado com silo, aumentando ainda mais as despesas. A queda nos preços do leite poderá gerar grandes reflexos na produção do produto, o que desestimula o pequeno produtor a se manter na atividade.



Uma crise parecida a essa já foi vivenciada pelos produtores de leite em 2015, quando tiveram que vender parte de suas matrizes. As expectativas é de que esse cenário possa mudar, porém, os valores do produto e a atual situação dos produtores da região nos próximos meses é incerta. José Francelino, Presidente da Coopatos, afirma que problemas como a falta d’água, instabilidade econômica e política, impossibilita previsões futuras para o rendimento leiteiro.




Fonte: Portal Lácteo
PATROCINADORES
Colégio Teutônia
Metalúrgica Wagner
Wizard
Samaq Comercial de Máquinas
Representações Francesquet
Digiserv
Wizard Teutônia
Fritz Ordenhadeiras
Alles Gut
Futura Imóveis
Portal Atividade Rural 2018
contato@atividaderural.com.br | Fone: (51) 9135-4200