0


Westfália é, hoje, um dos municípios gaúchos com maior índice de sucessão rural, chegando a quase 64% das propriedades. Com o intuito de valorizar o trabalho e a luta dos jovens no campo, a Administração Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, com apoio da Emater/RS-Ascar, promoveu o 1º Encontro de Jovens Rurais, oportunidade em que a permanência e os investimentos no meio rural pautaram debates.



A programação, realizada na sexta-feira, dia 06 de outubro, teve por local o Esporte Clube Juventude, em Linha Berlim. Além da abertura, com a fala de autoridades municipais e regionais, diversas atividades preencheram o dia e promoveram diálogo e debate entre os produtores rurais presentes.



O setor primário é, até hoje, um dos pilares que sustenta a economia westfaliana, marcando presença através da produção de leite, da suinocultura, da avicultura de corte, da avicultura de postura e da hortifruticultura. Nesse sentido, ainda durante a manhã, foi promovida uma dinâmica de grupo, onde foram tratadas questões que envolvem a permanência e a saída dos jovens do campo, as necessidades para desenvolver as propriedades rurais, fortalezas/oportunidades e fraquezas/ameaças que envolvem os jovens rurais westfalianos, além de expectativas quanto ao trabalho da Administração Municipal e da Emater/RS-Ascar quanto aos incentivos para o trabalho no campo.



O ponto alto do 1º Encontro de Jovens Rurais de Westfália foi pouco depois do meio-dia, quando houve palestra com o atual secretário do Meio Ambiente de Venâncio Aires, Clóvis Schwertner. Com os produtores rurais, ele abordou o tema "A Importância do Plano de Sucessão Rural nos Contextos Familiares, Regionais, Estaduais e no País, Conjuntura e Tendências", também tratando de sua experiência profissional.



Durante a tarde, o extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Marcelo Müller, e o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Vitor Cristiano Ahlert, coordenaram o restante das atividades, como a matriz de planejamento da questão "O que os jovens esperam da Administração Municipal e da Emater/RS-Ascar" e o desenho do Mapa do Município. Para acompanhamento dos trabalhos da municipalidade em prol do setor primário, foi definida e formada uma comissão de cinco jovens rurais. Ela foi composta por: Carlos Osterkamp, Samuel da Costa, Anderson Rutz, Maiquel Kalkmann e Dirceu Maskoski.



O 2º Encontro de Jovens Rurais teve sua data definida durante o evento, e foi sugerida pelos produtores presentes: 10 de agosto de 2018 (sexta-feira). A programação foi uma realização da Administração Municipal de Westfália, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, com apoio da Emater/RS-Ascar e outras entidades ligadas ao setor primário.



Importância do setor primário



A abertura do 1º Encontro de Jovens Rurais de Westfália foi pautada pela importância do setor primário para Westfália e da permanência dos jovens no campo. "Westfália está de parabéns por incentivar os jovens a permanecerem e atuarem no setor primário. Nós, do Sindicato, seremos, sempre que necessário e possível, parceiros nas ações voltadas à agricultura", enalteceu a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Teutônia e Westfália, Liane Brackmann.



Para o extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Marcelo Müller, o 1º Encontro de Jovens Rurais de Westfália foi momento de reunir "todos aqueles que são jovens de corpo e de mente". Ele destacou a importância da participação dos agricultores. "Westfália é precursora em várias ações. Este encontro e a participação de vocês são importantes, uma vez que pensando juntos podemos encontrar melhores soluções para as dificuldades enfrentadas no campo", salientou Müller.



Conforme o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Vitor Cristiano Ahlert, a intenção do 1º Encontro de Jovens Rurais não era de reunir, apenas, agricultores jovens em idade. "Nossa intenção era reunir pessoas que pensam jovem, que enxergam a propriedade no avançar e que se interessam no desenvolvimento dela", ponderou, enaltecendo a importância da Administração Municipal ouvir os anseios e as necessidades dos trabalhadores do campo.



Ahlert ainda destacou a riqueza do interior westfaliano. "No interior temos a riqueza das pessoas, que são empreendedoras e acreditam em suas propriedades. Então, junto de diversas entidades, pensamos em promover este encontro. Fazer um dia de mente aberta e de diálogo, uma conversa de amigos, onde falaremos da nossa agricultura", explicou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, colocando a Administração Municipal à disposição dos produtores rurais.



O vice-presidente da Câmara de Vereadores, Valério da Fonseca, falou da importância da participação dos jovens no encontro, onde teve-se a oportunidade de conversar sobre a agricultura. O edital ainda tratou da falta de incentivos através das esferas estadual e federal. "Vejo que, em nível estadual e federal, precisaríamos de mais apoio para incentivar que os jovens fiquem nas propriedades. Como exemplo, temos o preço do leite hoje. Qual o jovem que vai querer tirar leite no fim de semana se o preço está lá embaixo?", questionou Fonseca.



Para a vice-prefeita de Westfália, Evanete Inez Horst Grave, uma palavra define os produtores rurais: orgulho. "Estive em Porto Alegre dois dias, no Encontro de Vice-Prefeitos do Estado. Lá, eu falei de vocês. Tive orgulho de falar de vocês, jovens, que ficam na propriedade. E esse orgulho que eu tenho, os pais de vocês também têm", observou a vice-prefeita.



Evanete Grave ainda ressaltou que os agricultores westfalianos são guerreiros, e que fazem acontecer. "Nós, da Administração Municipal, sentimos orgulho de vocês. Que este seja o primeiro de muitos encontros, pois nós precisamos nos reunir e ouvir o que vocês têm a dizer", finalizou.



O prefeito de Westfália, Otávio Landmeier, encerrou os pronunciamentos da abertura do 1º Encontro de Jovens Rurais. Ele destacou a importância das parcerias. "Sem a parceria das entidades, não poderíamos trabalhar da forma que estamos trabalhando no setor primário. A Emater, por exemplo, tem sido uma parceira fundamental na nossa Administração. Também a Câmara de Vereadores, que sempre nos têm apoiado em todos os projetos, nas mais diversas áreas. De igual forma, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, as cooperativas e todas as entidades envolvidas com o setor primário", enalteceu.



Landmeier também parabenizou a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente pelo trabalho desempenhado em prol da agricultura, importante aliada na economia de Westfália. "Nós sabemos das dificuldades enfrentadas pelo setor primário. Neste ano, promovemos programas e incentivos importantes para nossos agricultores. Estamos à disposição sempre que precisarem", pontuou o chefe do Executivo.



Sucessão Rural



Sob o tema "A Importância do Plano de Sucessão Rural nos Contextos Familiares, Regionais, Estaduais e no País, Conjuntura e Tendências", o secretário do Meio Ambiente de Venâncio Aires, Clóvis Schwertner, proferiu palestra logo após o almoço. O currículo de Schwertner é extenso: é mestre em Agronomia, professor, técnico agrícola e empresário; já foi vice-prefeito de Estrela e esteve à frente de entidades como Emater e Ceasa; já exerceu o cargo de superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Ministério da Agricultura no Rio Grande do Sul; atuou como diretor de Meio Ambiente de Lajeado, Tabaí e Mato Leitão; e ocupou secretarias municipais em Estrela e Venâncio Aires.



Além de detalhar sua experiência profissional, Clóvis Schwertner falou sobre temas diversos que envolvem o setor primário, dentre eles a agricultura familiar, os investimentos na produção de novas culturas e a importância da produção de leite. Nesse sentido, o palestrante parabenizou as cooperativas pela integração e incentivo para que os jovens permaneçam nas propriedades. "O espírito cooperativista é muito importante. E nesta região isso é visível", ponderou.



Para o futuro, Schwertner sugeriu a criação de uma Feira do Produtor. "Hoje em dia, os produtos produzidos no interior são variados. E muitas coisas novas podem surgir. Como desafio para o futuro, sugiro a criação de uma feira do produtor, com o intuito de valorizar ainda mais o trabalho no campo", pontuou o palestrante.




Fonte: Prefeitura de Westfália RS
PATROCINADORES
Samaq Comercial de Máquinas
Wizard
Anuncie Aqui
Colégio Teutônia
Representações Francesquet
Wizard Teutônia
Digiserv
Futura Imóveis
Alles Gut
Fritz Ordenhadeiras
Portal Atividade Rural 2018
contato@atividaderural.com.br | Fone: (51) 9135-4200