0


Com o objetivo de reafirmar a importância de preservar a água, foi promovida, do dia 30 de setembro a 10 de outubro, a XXIV Semana Interamericana e XVII Semana Estadual da Água. As celebrações foram coordenadas pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES).



Para dar continuidade às temáticas dos anos anteriores, em 2017 o tema trabalhado foi "Água Segura = Vida Saudável – Reservatórios Limpos, Água Protegida". Na XXVI Semana Interamericana e XVII Semana Estadual da Água, a intenção é conscientizar a população sobre a importância do recurso e promover uma reflexão da responsabilidade de todos.



Em Westfália, a Emater/RS-Ascar promoveu visitas a fontes de água para marcar a data. No dia 03 de outubro (terça-feira), estudantes do 2º ao 5º Ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Rio Branco, de Linha Paissandu, visitaram a propriedade de Leonir von Mühlen, situada na mesma localidade. Já nos dias 04 e 09 de outubro, a propriedade de Rangel Rex, em Linha Berlim, foi visitada. Enquanto que os alunos do 2º ao 5º Ano das EMEFs Olavo Bilac, de Linha Berlim, e Bandeirantes, de Linha Frank, conheceram as fontes de água na quarta-feira, os estudantes do 3º ao 5º Ano da EMEF Vila Schmidt visitaram a propriedade na segunda-feira.



No total, 120 alunos das quatro escolas municipais participaram das ações alusivas à XXVI Semana Interamericana e XVII Semana Estadual da Água. O trabalho envolveu dois momentos distintos: em sala de aula, onde houve exposição teórica da conjuntura de conservação e preservação da água com ênfase à temática de proteção de nascentes, e à campo, com visitação prática e degustação de água proveniente de fonte protegida, bem como visitação a estruturas de captação de água de nascentes sem adoção de medidas qualificadoras de água.



A ação foi coordenada pelos extensionistas rurais da Emater/RS-Ascar, Marcelo Müller e Carolina Lautert Bellini. "É altamente gratificante ver as crianças acompanharem, na prática, esta ação tão simples, mas de caráter social imprescindível", avaliou Müller, agradecendo à Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto (SMEC) pela parceria na execução do projeto.



Para a secretária de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Elisangela Schneider Wiethölter, a ação é de suma importância para conscientizar os estudantes desde cedo. "A Emater/RS-Ascar está de parabéns pela iniciativa. A água é um bem fundamental para a sobrevivência humana, e precisamos preservá-la desde cedo. Por isso, promover essa reflexão com as crianças é muito importante", pontuou.




Fonte: Prefeitura Municipal de Westfália RS
PATROCINADORES
Samaq Comercial de Máquinas
Colégio Teutônia
Representações Francesquet
Anuncie Aqui
Metalúrgica Wagner
Alles Gut
Digiserv
Futura Imóveis
Wizard Teutônia
Fritz Ordenhadeiras
Portal Atividade Rural 2018
contato@atividaderural.com.br | Fone: (51) 9135-4200