0


A exemplo das seis edições anteriores, a 7ª Semana da Alimentação de Westfália foi sucesso. Realizada nos dias 18 e 19 de outubro, na sede do Flamengo Futebol Clube, no Centro, a programação contou com oficinas e atividades especiais, voltadas aos alunos da rede municipal de ensino.



As atividades foram coordenadas pelas nutricionistas Gabriele Schneider Bentancor e Marise dos Santos Aguiar. No entanto, outros profissionais também estiveram envolvidos: Carolina Bellini, extensionista rural da Emater/RS-Ascar, com uma oficina sobre a redução do uso de agrotóxicos nos alimentos; Jocemara Marini e Naira Wahlbrinck, estagiárias de Nutrição da Univates, e a nutricionista Marise dos Santos Aguiar, com oficinas sobre alimentos in natura, processados e ultraprocessados; nutricionista Gabriele Schneider Bentancor, com uma oficina onde os estudantes elaboraram pratos saudáveis; e Roger Werkhausen, estagiário de Educação Física da Univates, e os profissionais de Educação Física, Fabieli Wasem Magedanz e Lucas Schwarz, com momentos de atividades físicas. Agentes de saúde e merendeiras também participaram dos dois dias de programação.



O secretário de Saúde, Trabalho, Habitação e Assistência Social, Joacir Antônio Docena, abriu o primeiro dia de atividades. Conforme ele, tudo começa pela educação, inclusive a alimentação saudável. "A obesidade infantil é realidade cada vez mais cedo. Por isso, é preciso prevenir e educar nossas crianças para uma alimentação adequada. Parabéns a todos os profissionais envolvidos na realização deste projeto", destacou Docena.



No segundo dia de atividades, a abertura foi coordenada pela secretária de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Elisangela Schneider Wiethölter. Ela enalteceu que a Semana da Alimentação é realizada com o intuito de promover reflexão. "São dois dias para refletirmos sobre alimentação, o que faz e não faz bem à saúde. Precisamos aproveitar esses momentos, pois são muito importantes para que tenhamos uma vida com qualidade e, acima de tudo, saúde", salientou a secretária, parabenizando ainda as nutricionistas Marise e Gabriele pela realização e manutenção da Semana da Alimentação.



Representando a Administração Municipal, a vice-prefeita Evanete Inez Horst Grave salientou a importância do evento. "São dois dias de aprendizagem. É momento de aprender muito, e melhor: de forma diferente. Parabéns às nutricionistas pela realização da Semana da Alimentação e por cuidarem com tanto carinho da alimentação dos nossos alunos e comunidade", pontuou.



A 7ª Semana da Alimentação foi uma promoção da Administração Municipal de Westfália, através das secretarias de Educação, Cultura, Turismo e Desporto e de Saúde, Trabalho, Habitação e Assistência Social.



Avaliação positiva



As nutricionistas Gabriele Schneider Bentancor e Marise dos Santos Aguiar, responsáveis pela organização e realização da 7ª Semana da Alimentação, avaliam o evento de forma positiva. "A participação e integração dos alunos foi bastante positiva. Muitas coisas eles já sabiam, inclusive, mas sempre é necessário reforçar para pôr em prática e, de fato, funcionar", enalteceram.



Para Gabriele e Marise, a Semana da Alimentação acaba atingindo, indiretamente, toda a família. "As crianças e jovens levam as informações para casa. Por isso, não são somente eles que aproveitam os conteúdos, mas sim toda a família", pontuaram as nutricionistas.




Fonte: Prefeitura de Westfália RS
PATROCINADORES
Representações Francesquet
Samaq Comercial de Máquinas
Anuncie Aqui
Metalúrgica Wagner
Wizard
Futura Imóveis
Digiserv
Fritz Ordenhadeiras
Alles Gut
Wizard Teutônia
Portal Atividade Rural 2018
contato@atividaderural.com.br | Fone: (51) 9135-4200