0


Administração Municipal entrega quadra esportiva coberta à EMEF Bandeirantes



Programação festiva, com a participação da comunidade escolar, marcou a inauguração



Sábado, 11 de novembro: uma data especial que ficará marcada para sempre na história de Westfália. Neste dia, a Administração Municipal entregou, de forma oficial, a quadra esportiva coberta à Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Bandeirantes, de Linha Frank, realizando um antigo sonho da comunidade escolar.



As obras da quadra esportiva coberta tiveram início em outubro de 2016 e foram executadas pela Construtora Teutônia Ltda - ME. O investimento foi de R$ 179.696,19, provenientes de recursos próprios. O espaço tem área de 635,25 metros quadrados, podendo ser utilizado para a prática esportiva, tanto em dias quentes quanto em dias chuvosos, e programações festivas do educandário.



Para marcar a inauguração, diversas atividades especiais foram realizadas na manhã de sábado, dia 11. Além da solenidade, com pronunciamento de autoridades municipais, a programação contou com apresentações dos alunos da oficina de música, Lucas Klein e Milena Lagemann, do Grupo Instrumental de Westfália e dos estudantes da EMEF Bandeirantes, com o descerramento da placa inaugural, e com jogos de integração. Durante toda a manhã, os presentes ainda puderam prestigiar a Mostra Científica da escola, exposta nas salas de aula.



Além das autoridades municipais, participaram da programação festiva estudantes, professores e servidores da EMEF Bandeirantes, pais e comunidade westfaliana.



Autoridades enaltecem a importância da obra



No início da solenidade de inauguração da quadra esportiva coberta, o pastor da Comunidade Evangélica Sião, de Linha Frank, Valmir Frank, fez a bênção do espaço. "Parabéns à comunidade de Linha Frank por esta obra importante. Que os alunos e professores possam aproveitar muito este local", desejou ele.



Emocionada, a diretora da EMEF Bandeirantes, Cátia Fabiane Rex Brune, agradeceu a todos os envolvidos na realização deste sonho. "Preciso agradecer às Administrações Municipais, por terem este olhar por nossa escola; à nossa Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, por não medir esforços para que tudo fosse possível realizar; e a todos que, de uma ou de outra maneira, colaboraram e ajudaram", destacou a diretora. Cátia ainda agradeceu aos pais, em especial, por sempre se fazerem presentes, e deixou um recado aos alunos: "cuidem da nossa quadra, cuidem da nossa escola, pois a escola é de vocês", pontuou.



Em nome dos pais, o presidente do Círculo de Pais e Mestres (CPM) da EMEF Bandeirantes, Lairton Ahlert, também fez agradecimentos especiais. "Quero agradecer, em especial, ao nosso ex-prefeito Sérgio Marasca, ao atual prefeito Otávio Landmeier, e a toda a equipe da Prefeitura, pela dedicação nesta obra. Agradecer, ainda, ao CPM da escola, tanto ao Clécio Wilsmann (ex-presidente) e sua equipe, que começaram esta obra junto com a Prefeitura, como aos meus companheiros. É uma bela estrutura e é uma alegria para as nossas crianças", salientou Ahlert.



O presidente do Poder Legislativo westfaliano, Jucimar Oneide Docena, relembrou que foram muitos anos de espera pela cobertura da quadra esportiva da EMEF Bandeirantes até que o sonho fosse concretizado. "A partir de hoje, as crianças estarão protegidas do sol, da chuva, do vento e do frio. Sempre digo que com educação não há gasto e sim investimento, pois estamos proporcionando às nossas crianças um futuro melhor", destacou.



Docena ainda disse sentir-se honrado em ver que, em Westfália, valoriza-se o que é da terra. "Aqui a gente faz, fica feliz e se emociona. Que façam, cada vez mais, pela nossa educação. E tenho certeza que Westfália continuará fazendo sua parte, pois só a educação poderá melhorar esse País", enalteceu o vereador, parabenizando a comunidade escolar pela conquista.



Fazendo um resgate histórico da comunidade escolar de Linha Frank, a secretária de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Elisangela Schneider Wiethölter, reforçou a importância da quadra esportiva. "Na Linha Frank, estamos no berço da história westfaliana. O prédio, que está aqui ao lado, foi fundado em 1954. Mas, antes, outro já existia. Nesses 63 anos de história, em torno de duas mil histórias e vidas foram aqui incentivadas e motivadas para um futuro melhor. Essa é a verdadeira importância dessa obra", enalteceu, promovendo ainda uma reflexão sobre o futuro do educandário. "Imaginem quantas crianças passarão por aqui e terão, neste espaço, a possibilidade de brincas, porque brincar também é importante para a aprendizagem. Não é só o que acontece na sala de aula. A recreação, o corpo, o desenvolvimento sinestésico também é importante", completou.



Elisangela ainda fez agradecimentos especiais: "agradecer profundamente ao ex-prefeito, Sérgio Marasca, e ao ex-secretário de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Gustavo Sieben, pelo esforço e dedicação para que essa obra pudesse ser entregue. Da mesma forma, agradecer ao prefeito Otávio Landmeier e à vice-prefeita Evanete Inez Horst Grave, que incentivaram não só a conclusão da obra, mas outras como a rampa de acesso e a reforma do parquinho. Agradecer ainda aos servidores municipais, tanto da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto (SMEC) quanto Secretaria de Obras, Viação e Interior, que trabalharam arduamente para poder entregar a obra em tempo e sempre terem nos auxiliado", agradeceu ela.



Por fim, a secretária ainda elogiou o trabalho e a parceria do CPM da EMEF Bandeirantes, que auxiliou em diversas frentes para que a inauguração pudesse se concretizar. "Estão de parabéns. São parcerias como essas que precisamos. É necessário juntar esforços para que possamos conseguir fazer aquilo que precisamos", salientou Elisangela, desejando que alunos e professores aproveitem e usufruam do novo espaço.



No início de seu pronunciamento, o prefeito de Westfália, Otávio Landmeier, parabenizou o ex-prefeito, Sérgio Marasca, e o ex-secretário de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Gustavo Sieben, pelo início da obra. "Estamos chegando ao final de uma etapa, que era o nosso sonho: ter todas as quadras das escolas cobertas. Na administração própria, sempre houve muitos investimentos na área da educação. Todas as escolas receberam melhorias e ampliações. Além disso, ainda tivemos, na Administração do ex-prefeito Marasca, a inauguração de duas escolas novas: a EMEF Vila Schmidt e a Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Westfália", enalteceu, relembrando que ainda há muito por fazer, citando como exemplo a reforma do antigo prédio da EMEF Vila Schmidt, que hoje é utilizado para o turno inverso.



Landmeier também elogiou a participação e o empenho dos pais na execução das melhorias na EMEF Bandeirantes para que a cobertura da quadra esportiva pudesse ser inaugurada. Além disso, estendeu agradecimentos a todos que contribuíram para a execução do projeto, e citou outras importantes obras desenvolvidas desde o início de 2017, que envolvem a Linha Frank: a mudança do trajeto da estrada do Travessão e a reforma dos asfaltos em todas as localidades do Município. "Graças ao bom caixa que a Administração anterior nos deixou, conseguimos fazer estas ações também com recursos próprios", complementou.



Em sua fala, o prefeito também não escondeu a preocupação em, cada vez mais, os municípios terem de assumir obrigações dos governos Federal e Estadual. "Na semana passada, foi a questão do SAMU. Infelizmente, os municípios terão que arcar com a maior parte do custeio do serviço. Essa é uma preocupação que temos, pois os municípios, cada vez mais, perderão a capacidade de investimento, como é o caso das obras citadas", desabafou Landmeier.



Conforme o chefe do Executivo, Westfália conta, hoje, com uma boa renda, graças ao trabalho dos munícipes, tanto da área rural quanto da área urbana. "E o Município ainda tem como fazer investimentos com recursos próprios. Hoje estamos aqui, festejando a inauguração de uma obra importante, também feita com recursos próprios. Por isso, digo aos estudantes: aproveitem e cuidem bem desta quadra", desejou, citando jovens westfalianos que hoje são destaques no esporte.



Uma obra muito aguardada



A estudante do 5º Ano da EMEF Bandeirantes, Cynthia Mayara Grimm Horst, não esconde a felicidade com as obras da quadra esportiva coberta concluídas. "Estamos muito felizes com a nova quadra. Da mesma forma, animados para continuar jogando neste espaço", enalteceu a jovem, de 11 anos.



Por vários anos, Ana Budke, mãe do estudante Henrique Rückert Budke, participou da diretoria do CPM da EMEF Bandeirantes, que busca, sempre, o melhor aos alunos. "Esta quadra é essencial e foi muito aguardada por todos. Temos certeza que os alunos curtirão muito este espaço", ponderou ela.



Ana Budke também ressaltou que a quadra esportiva coberta acrescentará, em muito, para o educandário. "Será um ambiente para as festas da escola e outras atividades. Estamos muito contentes com o resultado", acrescentou ela, parabenizando a diretora Cátia Rex Brune pela luta incansável pela escola.



Quadras cobertas em todas as escolas municipais



Com a EMEF Bandeirantes, de Linha Frank, todas as escolas da rede municipal de ensino têm suas quadras esportivas cobertas. As escolas Olavo Bilac, de Linha Berlim, e Rio Branco, de Linha Paissandu, tiveram as coberturas finalizadas em 2014. Já a EMEF Vila Schmidt, do Centro, teve seu ginásio esportivo inaugurado em fevereiro de 2016, como parte do Complexo Escolar.



 



TEXTO E FOTOS: Paloma Driemeyer Valandro/AI





 



Fonte: Prefeitura de Westfália RS
PATROCINADORES
Anuncie Aqui
Wizard
Colégio Teutônia
Representações Francesquet
Metalúrgica Wagner
Wizard Teutônia
Digiserv
Alles Gut
Futura Imóveis
Fritz Ordenhadeiras
Portal Atividade Rural 2018
contato@atividaderural.com.br | Fone: (51) 9135-4200