0


Administração Municipal entrega quadra esportiva coberta à EMEF Bandeirantes



Programação festiva, com a participação da comunidade escolar, marcou a inauguração



Sábado, 11 de novembro: uma data especial que ficará marcada para sempre na história de Westfália. Neste dia, a Administração Municipal entregou, de forma oficial, a quadra esportiva coberta à Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Bandeirantes, de Linha Frank, realizando um antigo sonho da comunidade escolar.



As obras da quadra esportiva coberta tiveram início em outubro de 2016 e foram executadas pela Construtora Teutônia Ltda - ME. O investimento foi de R$ 179.696,19, provenientes de recursos próprios. O espaço tem área de 635,25 metros quadrados, podendo ser utilizado para a prática esportiva, tanto em dias quentes quanto em dias chuvosos, e programações festivas do educandário.



Para marcar a inauguração, diversas atividades especiais foram realizadas na manhã de sábado, dia 11. Além da solenidade, com pronunciamento de autoridades municipais, a programação contou com apresentações dos alunos da oficina de música, Lucas Klein e Milena Lagemann, do Grupo Instrumental de Westfália e dos estudantes da EMEF Bandeirantes, com o descerramento da placa inaugural, e com jogos de integração. Durante toda a manhã, os presentes ainda puderam prestigiar a Mostra Científica da escola, exposta nas salas de aula.



Além das autoridades municipais, participaram da programação festiva estudantes, professores e servidores da EMEF Bandeirantes, pais e comunidade westfaliana.



Autoridades enaltecem a importância da obra



No início da solenidade de inauguração da quadra esportiva coberta, o pastor da Comunidade Evangélica Sião, de Linha Frank, Valmir Frank, fez a bênção do espaço. "Parabéns à comunidade de Linha Frank por esta obra importante. Que os alunos e professores possam aproveitar muito este local", desejou ele.



Emocionada, a diretora da EMEF Bandeirantes, Cátia Fabiane Rex Brune, agradeceu a todos os envolvidos na realização deste sonho. "Preciso agradecer às Administrações Municipais, por terem este olhar por nossa escola; à nossa Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, por não medir esforços para que tudo fosse possível realizar; e a todos que, de uma ou de outra maneira, colaboraram e ajudaram", destacou a diretora. Cátia ainda agradeceu aos pais, em especial, por sempre se fazerem presentes, e deixou um recado aos alunos: "cuidem da nossa quadra, cuidem da nossa escola, pois a escola é de vocês", pontuou.



Em nome dos pais, o presidente do Círculo de Pais e Mestres (CPM) da EMEF Bandeirantes, Lairton Ahlert, também fez agradecimentos especiais. "Quero agradecer, em especial, ao nosso ex-prefeito Sérgio Marasca, ao atual prefeito Otávio Landmeier, e a toda a equipe da Prefeitura, pela dedicação nesta obra. Agradecer, ainda, ao CPM da escola, tanto ao Clécio Wilsmann (ex-presidente) e sua equipe, que começaram esta obra junto com a Prefeitura, como aos meus companheiros. É uma bela estrutura e é uma alegria para as nossas crianças", salientou Ahlert.



O presidente do Poder Legislativo westfaliano, Jucimar Oneide Docena, relembrou que foram muitos anos de espera pela cobertura da quadra esportiva da EMEF Bandeirantes até que o sonho fosse concretizado. "A partir de hoje, as crianças estarão protegidas do sol, da chuva, do vento e do frio. Sempre digo que com educação não há gasto e sim investimento, pois estamos proporcionando às nossas crianças um futuro melhor", destacou.



Docena ainda disse sentir-se honrado em ver que, em Westfália, valoriza-se o que é da terra. "Aqui a gente faz, fica feliz e se emociona. Que façam, cada vez mais, pela nossa educação. E tenho certeza que Westfália continuará fazendo sua parte, pois só a educação poderá melhorar esse País", enalteceu o vereador, parabenizando a comunidade escolar pela conquista.



Fazendo um resgate histórico da comunidade escolar de Linha Frank, a secretária de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Elisangela Schneider Wiethölter, reforçou a importância da quadra esportiva. "Na Linha Frank, estamos no berço da história westfaliana. O prédio, que está aqui ao lado, foi fundado em 1954. Mas, antes, outro já existia. Nesses 63 anos de história, em torno de duas mil histórias e vidas foram aqui incentivadas e motivadas para um futuro melhor. Essa é a verdadeira importância dessa obra", enalteceu, promovendo ainda uma reflexão sobre o futuro do educandário. "Imaginem quantas crianças passarão por aqui e terão, neste espaço, a possibilidade de brincas, porque brincar também é importante para a aprendizagem. Não é só o que acontece na sala de aula. A recreação, o corpo, o desenvolvimento sinestésico também é importante", completou.



Elisangela ainda fez agradecimentos especiais: "agradecer profundamente ao ex-prefeito, Sérgio Marasca, e ao ex-secretário de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Gustavo Sieben, pelo esforço e dedicação para que essa obra pudesse ser entregue. Da mesma forma, agradecer ao prefeito Otávio Landmeier e à vice-prefeita Evanete Inez Horst Grave, que incentivaram não só a conclusão da obra, mas outras como a rampa de acesso e a reforma do parquinho. Agradecer ainda aos servidores municipais, tanto da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto (SMEC) quanto Secretaria de Obras, Viação e Interior, que trabalharam arduamente para poder entregar a obra em tempo e sempre terem nos auxiliado", agradeceu ela.



Por fim, a secretária ainda elogiou o trabalho e a parceria do CPM da EMEF Bandeirantes, que auxiliou em diversas frentes para que a inauguração pudesse se concretizar. "Estão de parabéns. São parcerias como essas que precisamos. É necessário juntar esforços para que possamos conseguir fazer aquilo que precisamos", salientou Elisangela, desejando que alunos e professores aproveitem e usufruam do novo espaço.



No início de seu pronunciamento, o prefeito de Westfália, Otávio Landmeier, parabenizou o ex-prefeito, Sérgio Marasca, e o ex-secretário de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Gustavo Sieben, pelo início da obra. "Estamos chegando ao final de uma etapa, que era o nosso sonho: ter todas as quadras das escolas cobertas. Na administração própria, sempre houve muitos investimentos na área da educação. Todas as escolas receberam melhorias e ampliações. Além disso, ainda tivemos, na Administração do ex-prefeito Marasca, a inauguração de duas escolas novas: a EMEF Vila Schmidt e a Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Westfália", enalteceu, relembrando que ainda há muito por fazer, citando como exemplo a reforma do antigo prédio da EMEF Vila Schmidt, que hoje é utilizado para o turno inverso.



Landmeier também elogiou a participação e o empenho dos pais na execução das melhorias na EMEF Bandeirantes para que a cobertura da quadra esportiva pudesse ser inaugurada. Além disso, estendeu agradecimentos a todos que contribuíram para a execução do projeto, e citou outras importantes obras desenvolvidas desde o início de 2017, que envolvem a Linha Frank: a mudança do trajeto da estrada do Travessão e a reforma dos asfaltos em todas as localidades do Município. "Graças ao bom caixa que a Administração anterior nos deixou, conseguimos fazer estas ações também com recursos próprios", complementou.



Em sua fala, o prefeito também não escondeu a preocupação em, cada vez mais, os municípios terem de assumir obrigações dos governos Federal e Estadual. "Na semana passada, foi a questão do SAMU. Infelizmente, os municípios terão que arcar com a maior parte do custeio do serviço. Essa é uma preocupação que temos, pois os municípios, cada vez mais, perderão a capacidade de investimento, como é o caso das obras citadas", desabafou Landmeier.



Conforme o chefe do Executivo, Westfália conta, hoje, com uma boa renda, graças ao trabalho dos munícipes, tanto da área rural quanto da área urbana. "E o Município ainda tem como fazer investimentos com recursos próprios. Hoje estamos aqui, festejando a inauguração de uma obra importante, também feita com recursos próprios. Por isso, digo aos estudantes: aproveitem e cuidem bem desta quadra", desejou, citando jovens westfalianos que hoje são destaques no esporte.



Uma obra muito aguardada



A estudante do 5º Ano da EMEF Bandeirantes, Cynthia Mayara Grimm Horst, não esconde a felicidade com as obras da quadra esportiva coberta concluídas. "Estamos muito felizes com a nova quadra. Da mesma forma, animados para continuar jogando neste espaço", enalteceu a jovem, de 11 anos.



Por vários anos, Ana Budke, mãe do estudante Henrique Rückert Budke, participou da diretoria do CPM da EMEF Bandeirantes, que busca, sempre, o melhor aos alunos. "Esta quadra é essencial e foi muito aguardada por todos. Temos certeza que os alunos curtirão muito este espaço", ponderou ela.



Ana Budke também ressaltou que a quadra esportiva coberta acrescentará, em muito, para o educandário. "Será um ambiente para as festas da escola e outras atividades. Estamos muito contentes com o resultado", acrescentou ela, parabenizando a diretora Cátia Rex Brune pela luta incansável pela escola.



Quadras cobertas em todas as escolas municipais



Com a EMEF Bandeirantes, de Linha Frank, todas as escolas da rede municipal de ensino têm suas quadras esportivas cobertas. As escolas Olavo Bilac, de Linha Berlim, e Rio Branco, de Linha Paissandu, tiveram as coberturas finalizadas em 2014. Já a EMEF Vila Schmidt, do Centro, teve seu ginásio esportivo inaugurado em fevereiro de 2016, como parte do Complexo Escolar.



 



TEXTO E FOTOS: Paloma Driemeyer Valandro/AI





 



Fonte: Prefeitura de Westfália RS
PATROCINADORES
Samaq Comercial de Máquinas
Representações Francesquet
Anuncie Aqui
Metalúrgica Wagner
Colégio Teutônia
Futura Imóveis
Alles Gut
Fritz Ordenhadeiras
Wizard Teutônia
Digiserv
Portal Atividade Rural 2018
contato@atividaderural.com.br | Fone: (51) 9135-4200