0


Nos dias 13 e 14 de janeiro (sábado e domingo), os descendentes das Famílias Schröer estiveram reunidos em Linha Paissandu, no interior de Westfália. Na oportunidade, familiares puderam conhecer um pouco mais da história e trajetória dos antepassados na região.



Mesmo o ponto alto da programação sendo no domingo, dia 14 de janeiro, o Encontro das Famílias Schröer teve início já no sábado, dia 13, com recepção em frente à Prefeitura Municipal de Westfália, seguida de caravana até o Ginásio Municipal de Linha Paissandu. Na mesma data, familiares ainda tiveram a oportunidade de visitar cemitérios da região: Linha Paissandu, Linha Clara, Linha Clara Fundos, Pontes Filho, Linha Berlim, Linha Schmidt, Linha Geraldo e Teutônia.



Já no domingo, dia 14 de janeiro, a confraternização oportunizou, além de resgates históricos, rodas de conversa desde o início da manhã. Na abertura oficial, o prefeito de Westfália, Otávio Landmeier, saudou aos presentes e desejou um bom encontro a todos. "Para nosso Município, é uma grande honra receber o Encontro das Famílias Schröer. Promover estes eventos é valorizar a história das famílias e dos antepassados. Sintam-se todos bem-vindos à nossa cidade", salientou Landmeier, que também integra a Família Schröer.



A programação prosseguiu com culto festivo, realizado pelo pastor da Comunidade Evangélica Silveira Martins, Valmir Frank. Durante a manhã, Lucildo Ahlert e Armin Pott ainda fizeram uma breve apresentação do histórico das famílias, e os presentes puderam conferir uma exposição de fotos, documentos, cartas escritas entre familiares e outros dados. Ao meio-dia, foi servido almoço.



À tarde, o Encontro das Famílias Schröer foi retomado com apresentação da categoria adulto do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Westfälische Tanzgruppe, que representa Westfália por todo o Rio Grande do Sul e realiza todas suas apresentações calçando o sapato de pau. Após, lideranças das cidades representadas se reuniram para definir o local do próximo encontro, selecionando o município de Maurício Cardoso para sediar o evento em 2020.



Momentos de congraçamento e conversações entre familiares também foram realizados durante a tarde de domingo, dia 14 de janeiro. O plantio de uma muda de árvore, ao final do evento, marcou o Encontro das Famílias Schröer, fechando o evento com chave de ouro.



Antepassados alemães



Em Linha Paissandu, estiveram reunidos descendentes das famílias Schröer vindas de diversas localidades e regiões da Alemanha: Friedrich Wilhelm Schröer e Katharine Wilhelmine Luise Suhre, de Lotte; Hermann Heinrich Schröer e Sophia Elisabeth Untiet, de Tecklenburg; dos irmãos Bernhard Wilhelm Schröer e Johanne Bernhardine Wilhelmine Heemann, Christian Johann Heinrich Wilhelm Schröer e Wilhelmine Fangmeier, Johanna Christine Maria Schröer e Johann Heinrich Fangmeier, de Gaste – Osnabrück; dos irmãos Wilhelm Ernst Schröer e Maria Christina Friederika Heemann, Wilhelmine Christine Charlote Schröer e Friedrich Wilhelm Brönstrup, Maria Lisette Schröer e Carl Heinrich Strate, Christine Schröer e Adolf Böhmer, de Ladbergen – Westfalen; e Jacob Schröer e Elisabeth Steinmann, de Spesbach, Rheinpfalz – Reino da Baviera.




Fonte: Prefeitura de Westfália RS
PATROCINADORES
Anuncie Aqui
Metalúrgica Wagner
Samaq Comercial de Máquinas
Colégio Teutônia
Representações Francesquet
Fritz Ordenhadeiras
Wizard Teutônia
Alles Gut
Digiserv
Futura Imóveis
Portal Atividade Rural 2018
contato@atividaderural.com.br | Fone: (51) 9135-4200