0


Nos dias 13 e 14 de janeiro (sábado e domingo), os descendentes das Famílias Schröer estiveram reunidos em Linha Paissandu, no interior de Westfália. Na oportunidade, familiares puderam conhecer um pouco mais da história e trajetória dos antepassados na região.



Mesmo o ponto alto da programação sendo no domingo, dia 14 de janeiro, o Encontro das Famílias Schröer teve início já no sábado, dia 13, com recepção em frente à Prefeitura Municipal de Westfália, seguida de caravana até o Ginásio Municipal de Linha Paissandu. Na mesma data, familiares ainda tiveram a oportunidade de visitar cemitérios da região: Linha Paissandu, Linha Clara, Linha Clara Fundos, Pontes Filho, Linha Berlim, Linha Schmidt, Linha Geraldo e Teutônia.



Já no domingo, dia 14 de janeiro, a confraternização oportunizou, além de resgates históricos, rodas de conversa desde o início da manhã. Na abertura oficial, o prefeito de Westfália, Otávio Landmeier, saudou aos presentes e desejou um bom encontro a todos. "Para nosso Município, é uma grande honra receber o Encontro das Famílias Schröer. Promover estes eventos é valorizar a história das famílias e dos antepassados. Sintam-se todos bem-vindos à nossa cidade", salientou Landmeier, que também integra a Família Schröer.



A programação prosseguiu com culto festivo, realizado pelo pastor da Comunidade Evangélica Silveira Martins, Valmir Frank. Durante a manhã, Lucildo Ahlert e Armin Pott ainda fizeram uma breve apresentação do histórico das famílias, e os presentes puderam conferir uma exposição de fotos, documentos, cartas escritas entre familiares e outros dados. Ao meio-dia, foi servido almoço.



À tarde, o Encontro das Famílias Schröer foi retomado com apresentação da categoria adulto do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Westfälische Tanzgruppe, que representa Westfália por todo o Rio Grande do Sul e realiza todas suas apresentações calçando o sapato de pau. Após, lideranças das cidades representadas se reuniram para definir o local do próximo encontro, selecionando o município de Maurício Cardoso para sediar o evento em 2020.



Momentos de congraçamento e conversações entre familiares também foram realizados durante a tarde de domingo, dia 14 de janeiro. O plantio de uma muda de árvore, ao final do evento, marcou o Encontro das Famílias Schröer, fechando o evento com chave de ouro.



Antepassados alemães



Em Linha Paissandu, estiveram reunidos descendentes das famílias Schröer vindas de diversas localidades e regiões da Alemanha: Friedrich Wilhelm Schröer e Katharine Wilhelmine Luise Suhre, de Lotte; Hermann Heinrich Schröer e Sophia Elisabeth Untiet, de Tecklenburg; dos irmãos Bernhard Wilhelm Schröer e Johanne Bernhardine Wilhelmine Heemann, Christian Johann Heinrich Wilhelm Schröer e Wilhelmine Fangmeier, Johanna Christine Maria Schröer e Johann Heinrich Fangmeier, de Gaste – Osnabrück; dos irmãos Wilhelm Ernst Schröer e Maria Christina Friederika Heemann, Wilhelmine Christine Charlote Schröer e Friedrich Wilhelm Brönstrup, Maria Lisette Schröer e Carl Heinrich Strate, Christine Schröer e Adolf Böhmer, de Ladbergen – Westfalen; e Jacob Schröer e Elisabeth Steinmann, de Spesbach, Rheinpfalz – Reino da Baviera.




Fonte: Prefeitura de Westfália RS
PATROCINADORES
Representações Francesquet
Samaq Comercial de Máquinas
Metalúrgica Wagner
Anuncie Aqui
Wizard
Futura Imóveis
Alles Gut
Fritz Ordenhadeiras
Wizard Teutônia
Digiserv
Portal Atividade Rural 2018
contato@atividaderural.com.br | Fone: (51) 9135-4200