0

É o que afirma Evaristo de Miranda, chefe geral da Embrapa Territorial


Pesquisas apontam que o agricultor é o profissional que mais preserva o meio ambiente. É o que afirma Evaristo de Miranda, chefe geral da Embrapa Territorial (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). Durante a Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura (Fenicafé), o pesquisador apresentou gráficos mostrando a atribuição, ocupação e uso das terras no território brasileiro, além de apontar o papel do produtor rural na preservação do meio ambiente no Brasil.  


O Brasil é um dos países que mais conserva sua extensão ambiental no mundo. Segundo Evaristo, cerca de 30% de todo o território nacional é preservado, o que é uma extensão três vezes maior que a encontrada em outros países. De acordo com dados divulgados pelo pesquisador, nas duas últimas décadas foram criadas inúmeras unidades de conservação, incluindo a Área de Preservação Ambiental (APA).  


Uma pesquisa realizada pelo Embrapa Monitoramento por Satélite, baseada nos dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR) aponta, por exemplo, que produtores do Sul do Brasil, chegam a deter dentro de suas propriedades até 27% das áreas de preservação.  Para efeitos de comparação, as áreas de conservação mantidas pelo Estado não chegam a 4% do território.   


Outro estudo apresentado por Evaristo, realizado na região de Araguari, Minas Gerais, mostra que o agricultor preserva cerca de 30% do seu patrimônio. “Ele dedica um terço do seu capital à preservação da natureza, da biodiversidade, muito mais que o exigido pela lei", afirma, explicando que os dados são baseados em pesquisas realizadas por satélite e dados do CAR. 



Fonte: Agrolink
PATROCINADORES
Samaq Comercial de Máquinas
Representações Francesquet
Anuncie Aqui
Metalúrgica Wagner
Colégio Teutônia
Fritz Ordenhadeiras
Alles Gut
Wizard Teutônia
Digiserv
Futura Imóveis
Portal Atividade Rural 2018
contato@atividaderural.com.br | Fone: (51) 9135-4200