0


A produção de orgânicos é crescente no Brasil. O número de unidades produtivas deu um salto grande, passou dos 18 mil nos últimos 12 meses, em um aumento foi de 12%. Esse dado foi apresentado pelo Conselho Brasileiro de Produção Orgânica e Sustentável, no início deste ano.



Na constante busca por melhorias e diversidade para o produtor rural, que o Senar Minas promoveu, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Lambari, o primeiro Curso de Agroecologia de Minas Gerais com produtores do município.



Realizar cultivos em sistema agroecológico é o principal objetivo do curso. O treinamento de aperfeiçoamento é de 40 horas. O cronograma é dividido em atividades teóricas e práticas. O conteúdo ensina os tipos de agricultura (convencional, moderna e agroecológica), fatores e técnicas do processo produtivo, como executar o plano de desenvolvimento da unidade de produção, utilizando o diagnóstico anterior, de acordo com os preceitos da agroecologia. Tipos de Manejo de Artrópodes, preparo de insumos orgânicos (Preparar os insumos orgânicos, utilizando diversos resíduos para fertilização e controle fitossanitário disponíveis no local, seguindo técnicas preconizadas), tratos culturais, normas e práticas vigentes para comercialização dos produtos.



A ideia do treinamento também é apresentar indicativos de sustentabilidade (redução do uso de insumos externos, conservação do solo e da água, sustentabilidade da produção), proporcionando uma produção maior e com mais qualidade. O curso teve como instrutor Luís Francisco de Rosa Macedo. Segundo o profissional, podem participar de 8 a 10 alunos por turma, e as aulas teóricas se integram com as atividades práticas. “Diante da demanda apresentada pelos participantes, estamos com várias ideias para enriquecer ainda mais o curso”, conta o instrutor.




Fonte: FAEMG - Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais
PATROCINADORES
Colégio Teutônia
Metalúrgica Wagner
Samaq Comercial de Máquinas
Wizard
Representações Francesquet
Fritz Ordenhadeiras
Wizard Teutônia
Digiserv
Futura Imóveis
Alles Gut
Portal Atividade Rural 2018
contato@atividaderural.com.br | Fone: (51) 9135-4200