0


A cultura alemã foi evidência no sábado, dia 24 de março, em Westfália. Integrando as festividades alusivas ao aniversário de 22 anos de emancipação política do Município, o Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Westfälische Tanzgruppe promoveu o XII Westfälischer Tanzabend e Gincana Germânica com Sapato de Pau. A programação cultural, realizada no Flamengo Futebol Clube, no Centro, contou com apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto (SMEC).



Mesmo com tempo instável, o evento teve início já durante a tarde, com a realização da Gincana Germânica. Nesta edição, seis equipes, vindas das cidades de Arroio do Meio (2), São Pedro da Serra, São Vendelino, Tupandi e Bom Princípio, participaram das atividades, que não puderam ser realizadas em sua totalidade em razão da chuva forte. Assim, os grupos disputaram revezamento 4x4 (masculino), circuito de carrinho de mão (feminino), batalha germânica (masculino e feminino), corrida com obstáculos (masculino e feminino) e disputa de pênaltis (masculino). Todas as modalidades foram realizadas com o uso do sapato de pau.



Foram premiados campeão e vice-campeão geral. Os ganhadores receberam seus troféus à noite: o Grupo de Danças Frühlingstanzgruppe, de Tupandi, foi a equipe campeã, e o Grupo de Danças Sankt Vendel foi a vice-campeã. A Gincana Germânica proporcionou, mais uma vez, integração e descontração entre os participantes.



O XII Westfälischer Tanzabend prosseguiu à noite, com recepção aos 27 grupos visitantes, vindos de diversas cidades do Rio Grande do Sul. Ainda durante a janta, eles iniciaram suas apresentações com o uso do sapato de pau, uma característica marcante e tradicional do evento, preenchendo o ginásio do Flamengo Futebol Clube com o colorido de seus trajes.



Marcando os 22 anos de emancipação política de Westfália, o XII Westfälischer Tanzabend contou com uma pequena solenidade alusiva ao aniversário. A secretária de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Elisangela Schneider Wiethölter, parabenizou o Westfälische Tanzgruppe por tão bem representarem o Município. "Nosso muito obrigado por levarem o nome de Westfália por todo o Estado. Vocês estão de parabéns por cultivarem a cultura alemã com orgulho. Parabéns também ao Grupo Instrumental e aos Amigos do Sapato de Pau por participarem dessa noite de cultura", ponderou a secretária.



Já o prefeito de Westfália, Otávio Landmeier, reforçou a importância da valorização da cultura alemã. "Precisamos manter viva a história dos nossos antepassados. Parabéns, Westfälische Tanzgruppe, por valorizarem a nossa cultura e representarem ela tão bem. Preciso parabenizar o Grupo Instrumental pela belíssima apresentação e também ao Grupo Amigos do Sapato de Pau por estudarem e trabalharem o dialeto Plattdüütsk", frisou o prefeito, ainda agradecendo aos grupos visitantes pela presença e parabenizando Westfália pelos 22 anos de emancipação política.



Nesta edição, a apresentação Westfälische Tanzgruppe contou com duas participações especiais: do Grupo Instrumental de Westfália e do Grupo Amigos do Sapato de Pau, que encenou o "Namoro Westfaliano" cantando no dialeto Plattdüütsk. O Grupo Instrumental, por sua vez, apresentou diversas músicas à comunidade, uma delas inclusive apresentada ao vivo pelo grupo de danças anfitrião. Ainda antes do baile, animado pela Super Banda K'necus, foram promovidas danças de integração entre os grupos presentes.




Fonte: Prefeitura de Westfália RS
PATROCINADORES
Colégio Teutônia
Wizard
Metalúrgica Wagner
Samaq Comercial de Máquinas
Representações Francesquet
Alles Gut
Fritz Ordenhadeiras
Wizard Teutônia
Digiserv
Futura Imóveis
Portal Atividade Rural 2018
contato@atividaderural.com.br | Fone: (51) 9135-4200