0


Investir na capacitação e atualização de professores é, consequentemente, melhorar o ensino dos estudantes. Nesse sentido, os municípios de Westfália e Imigrante reforçaram, em 2018, a parceria na promoção da Formação Continuada. A atividade é mensal e envolve quadros pedagógicos da Educação Infantil e séries iniciais e finais do Ensino Fundamental.



Neste ano, a Formação Continuada é desenvolvida pelo Instituto Ivoti. No sábado passado, dia 14 de abril, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Vila Schmidt, do Centro de Westfália, sediou o terceiro encontro de 2018. Enquanto que professores da Educação Infantil participaram da metodologia "Atividades diferenciadas (campos de experiência)", professores das séries iniciais e finais do Ensino Fundamental tiveram a palestra "Eu professor: competências pessoais e profissionais na contemporaneidade". Os encontros foram coordenados por Mara Marisa da Silva e Marcelo Augusto Fröhlich, respectivamente.



As temáticas foram retomadas na noite de segunda-feira, dia 16 de abril, quando houve reunião de planejamento somente com professores que atendem os alunos westfalianos. O próximo encontro de Formação Continuada está marcado para o dia 05 de maio (sábado), novamente na EMEF Vila Schmidt.



Conforme a secretária de Educação, Cultura, Turismo e Desporto de Westfália, Elisangela Schneider Wiethölter, os encontros de Formação Continuada são muito importantes para a especialização do quadro pedagógico. "Neste ano, especialmente, estamos trabalhando na implantação da Base Nacional Comum Curricular, aprovada em dezembro de 2017, que institui as habilidades essenciais a serem desenvolvidas por estudantes da Educação Básica", enaltece a secretária.



Além disso, Elisangela ressalta a importância da parceria com o município de Imigrante na promoção da Formação Continuada. "Dessa forma, além de baratear os custos dos encontros para as duas cidades, temos mais oportunidades de troca de ideias e experiências na área da educação. Isso é muito válido para ambos", pontua ela.



Os primeiros encontros da Formação Continuada deste ano foram sediados em Imigrante, já nos dias 09 de fevereiro e 03 de março.



A BNCC



Em 2018, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tem sido pauta em todos os encontros da Formação Continuada, tanto em Westfália quanto em Imigrante. É este documento que define, de fato, as aprendizagens essenciais que devem ser desenvolvidas pelos estudantes no decorrer da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio).



A BNCC estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os alunos desenvolvam no caminhar da escolaridade básica. É ela que, conforme estabelece a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, norteia os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas do Brasil.



Tendo em vista sua implantação, aprovada em dezembro do ano passado, a Formação Continuada de 2018 tem como norte o estudo da Base Nacional Comum Curricular.




Fonte: Prefeitura de Westfália RS
PATROCINADORES
Representações Francesquet
Wizard
Colégio Teutônia
Metalúrgica Wagner
Samaq Comercial de Máquinas
Futura Imóveis
Alles Gut
Fritz Ordenhadeiras
Wizard Teutônia
Digiserv
Portal Atividade Rural 2018
contato@atividaderural.com.br | Fone: (51) 9135-4200