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Estamos perante uma nova era, uma nova tendência de consumo em que o cliente privilegia cada vez mais produtos simples, mais naturais e mais saudáveis. Esta mudança nos hábitos alimentares, diz a Parmalat, desempenha um papel fundamental no momento da escolha e consequente compra dos produtos, estando o consumidor predisposto a pagar mais para satisfazer as suas novas necessidades.



Segundo a consultora Nielsen, em 2017 o mercado de leite parece ter estabilizado os níveis de faturação no retalho alimentar isto após vários anos consecutivos de decréscimos. Caso dependesse apenas das marcas de fabricante, diz a Nielsen que o mercado total estaria mesmo a crescer, uma vez que estas estão dinâmicas, tanto em valor como em quantidade, beneficiando das novas ofertas de produtos apresentadas ao mercado. “A nova oferta tem aumentado a variedade de produto disponível para o consumidor e contribuído para uma imagem renovada do mercado de leite”, disse Cláudio Batista, client development senior da Nielsen, indo claramente de encontro ao que nos “confessou” a Parmalat.



Diz ainda Cláudio Batista que o mix promocional utilizado contribuiu para o crescimento e valorização das marcas de fabricante face a 2016, recorrendo a mecânicas diferentes e diminuindo a profundidade média de desconto. “Desta forma, houve um aumento dos volumes vendidos, sem prejudicar o preço médio da categoria”.



Consumidores preferem alternativas saudáveis



Em termos de segmentos, a consultora admite que o leite sem lactose continua a apresentar crescimentos significativos ano após ano, continuando a aumentar a sua importância no mercado e assumindo um papel de relevo para os resultados mais positivos. “Confirma-se assim a preferência do shopper por alternativas saudáveis”.



A Nielsen divulga ainda que as marcas da distribuição também beneficiam de dinamismo nas suas ofertas mais funcionais. “No entanto, este crescimento não é suficiente para compensar a quebra na oferta ‘normal’ de Leite UHT, resultando na perda de vendas das MDD como um todo”.




Em todo este contexto, a Parmalat segue as tendências e tem vindo a oferecer aos seus consumidores produtos que, garante a empresa, são “de valor acrescentado” e vão ao encontro dessas novas necessidades. Nomeadamente com o lançamento de uma gama de produtos sem lactose – leite UHT meio gordo e magro UCAL Zer0% lactose, leite com chocolate UCAL Zer0% lactose e natas UHT para culinária e para bater Zer0% lactose Parmalat –, produtos com um menor teor de açúcar, sal e gordura, tal como acontece no leite com chocolate UCAL Light e leite com chocolate. “Apesar de procurar produtos de mais simples composição, é também um consumidor com pouco tempo pelo que procura praticidade e conveniência”.



Conveniência à igualmente tendência



Conveniência é, de resto, uma tendência atual pelo que a Parmalat desenvolveu uma nova embalagem para o leite com chocolate UCAL (na nova garrafa GO 250 ml), “mais fácil e prática de transportar, assim como o novo formato familiar 1 litro”.



A empresa acredita que a constante procura pela inovação, para apresentar soluções que vão de encontro às necessidades dos consumidores, são o que a distingue da restante concorrência.



Pela experiência que têm no mercado, nos últimos anos, o mercado do leite UHT tem vindo a apresentar quebras de consumo. “No entanto, com o aparecimento das novas tendências alimentares, nomeadamente com a tal procura de alternativas sem lactose, vieram dar um novo rumo, ajudando a estabilizar o mercado”.



Assim, e embora o mercado de leite UHT apresente uma quebra, diz a Parmalat que a categoria dos leites funcionais está com uma performance positiva impulsionada pelo forte crescimento de um segmento em particular: segmento do leite sem lactose.



“Existe uma procura por produtos lácteos sem lactose por serem mais facilmente digeríveis. Produtos estes, onde ocorreu o desdobramento do açúcar natural do leite (lactose) nos seus açúcares mais simples (glucose e galactose), mantendo, no entanto, toda a sua riqueza nutricional. Assim, os consumidores podem escolher os produtos que mais se ajustam aos seus gostos e necessidades”.



Para 2018, a empresa de lacticínios garante ir continuar a estar atenta à evolução dos hábitos alimentares e ser proactiva em apresentar soluções. “A Parmalat terá sempre como prioridade alinhar os seus produtos de acordo com as necessidades dos consumidores, já o fez em 2017 e continuará a fazê-lo em 2018, procurando oferecer novas alternativas que vão de encontro às novas necessidades”.





Fonte: Portal Lácteo
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