0


Que a gestão ambiental está destinada a participar de forma cada vez mais contundente da rotina das empresas, qualquer líder interessado em garantir a sustentabilidade de seu negócio sabe. O que muitos talvez desconheçam é que o Rio Grande do Sul terá uma das mais completas estruturas de apoio, com serviços especializados, para auxiliar os empreendedores nesse desafio. Esse suporte técnico é abrangido pela Fundação Proamb – e acaba de ganhar mais um importante ponto de referência. Em maio, a instituição inaugurou o Centro de Análises Ambientais, moderno laboratório voltado ao atendimento de normas técnicas e dos requisitos legais exigidos às empresas contratantes do serviço.



A estrutura fica na cidade de Bento Gonçalves, município sede da Fundação, e ocupa 494 m² no bairro Licorsul. Mais do que a imponência do prédio, o que impressiona é o conhecimento técnico ali concentrado. O Centro de Análises Ambientais é um complexo com quatro laboratórios: Microbiologia, Físico-Química, Instrumental Orgânico e Instrumental Inorgânico. Os dois últimos guardam os aparatos tecnológicos mais valiosos – cromatógrafos para análise de compostos orgânicos como pesticidas e agrotóxicos e um ICP/OES, para análise de metais, instalados, respectivamente, em cada um dos departamentos.



O complexo tem capacidade de atender até 3 mil amostras/mês, sob o comando de um corpo técnico formado por biólogos e engenheiros químicos. O Centro de Análises Ambientais oferece à comunidade empresarial mais de 200 parâmetros e serviços de amostragem conforme requisitos da ISO/IEC 17.025. Dessa forma, já nasce atendendo às diretrizes dessa norma que rege os requisitos gerais para competência de laboratórios de ensaio e calibração – é, portanto, um serviço que surge certificado pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). “Essa certificação é extremamente criteriosa para garantir a qualidade do serviço e a acuracidade dos dados analíticos”, observa o diretor de Operações da Proamb, Gustavo Fiorese.



O empreendimento, voltado tanto ao atendimento de pessoas físicas quanto jurídicas, reafirma o credo da Proamb no desenvolvimento sustentável. O investimento de R$ 3,2 milhões chega pouco mais de seis meses depois da modernização na planta de coprocessamento da fundação, em Nova Santa Rita, cujo aporte foi de R$ 6 milhões – ambos tendo o BRDE como parceiro.



Por que o laboratório é importante



O Centro de Análises Ambientais mostra sua competitividade, oferecendo ao cliente um serviço complementar à análise – ou seja, uma consultoria sobre como sanar a irregularidade. Esse aporte vem graças a expertise de mais de 25 anos da Fundação Proamb em gestão ambiental, hoje expresso em suas diversas unidades de negócio (Central de Resíduos Sólidos Industriais, Coprocessamento, Engenharia Ambiental e Educação). “Esse é um grande diferencial competitivo, o atendimento completo do ciclo. Temos condições de entregar um produto com valor agregado sem comparativos no mercado, que é um diagnóstico do que fazer com o resultado da análise das amostras, em vez de simplesmente fornecer um laudo técnico”, avalia Fiorese.



Com esse novo negócio, a Fundação Proamb oferece a "solução completa" ao cliente, disponibilizando a gestão ambiental total. Por meio de suas unidades de Aterro e Coprocessamento, prestará serviços de tratamento de resíduos classe I e classe II. Já a unidade de Engenharia dará suporte a várias áreas da empresa - qualidade, segurança, gestão de resíduos, gestão de efluentes, monitoramento ambiental, licenciamentos, atendimento aos requisitos legais e gestão da energia. Com as unidades de Educação e Fiema, a missão é transferir conhecimento e tecnologia, preparando novos profissionais para atuarem no mercado de trabalho. E, como forma de completar o ciclo, a Proamb oferecerá análises laboratoriais dos despejos industriais e das águas brutas e para consumo humano.




Fonte: Agrolink com informações de assessoria
PATROCINADORES
Wizard
Representações Francesquet
Samaq Comercial de Máquinas
Metalúrgica Wagner
Colégio Teutônia
Alles Gut
Digiserv
Fritz Ordenhadeiras
Wizard Teutônia
Futura Imóveis
Portal Atividade Rural 2018
contato@atividaderural.com.br | Fone: (51) 9135-4200