0


Um projeto europeu, intitulado Susphire, está trabalhando em uma pesquisa que busca criar plantas transgênicas que produzam feromônios a fim de atrair os insetos sexualmente para serem eliminados em seguida. Antes um estudo espanhol já havia comprovado a possibilidade de transformar geneticamente um vegetal para produzir a substância.



Os feromônios são secreções expelidas por seres da mesma espécie que promovem a atração sexual. Vicente Navarro, pesquisador da Universidade Politécnica de Valência e membro do projeto Susphire, disse que esse tipo de substâncias já é usado para proteger as culturas, mas é feito em laboratório a um custo muito alto. "Algumas dessas estruturas químicas são muito complexas e há momentos em que tentamos trabalhar com feromônios que são muito caros para fabricar. Estou falando de mais de 20.000 ou 30.000 euros", explica.



Quando emitidos em grandes quantidades, os feromônios podem confundir os insetos machos e os impedir de encontrar as fêmeas para se reproduzirem. "Imagine uma planta que é capaz de atrair insetos com a especificidade e eficácia de um feromônio. E uma vez que os insetos cheguem à planta, nós podemos matá-los. É uma arma muito poderosa", comenta Navarro.



Navarro explica que a ideia é atrair as pragas para as extremidades da lavoura para que o defensivo seja aplicado de forma mais objetiva e econômica. Mesmo com a legislação rigorosa sobre agrotóxicos na Europa, ele garante que essa técnica é uma forma ecológica de se combater insetos além de não ter toxidade alguma, garantindo assim a segurança alimentar.



"Então, dentro da minha plantação de maçã ou milho eu não estou introduzindo pesticidas, mas eu atraio os insetos lá fora para que os pesticidas não acabem como desperdício de frutas", finaliza.




Fonte: Agrolink
PATROCINADORES
Colégio Teutônia
Metalúrgica Wagner
Wizard
Samaq Comercial de Máquinas
Representações Francesquet
Fritz Ordenhadeiras
Alles Gut
Digiserv
Wizard Teutônia
Futura Imóveis
Portal Atividade Rural 2018
contato@atividaderural.com.br | Fone: (51) 9135-4200