0


Cerca de 3,2 mil jovens de 10 a 17 anos estão transformando a realidade de suas famílias, escolas e comunidades com lições de gestão, empreendedorismo, cidadania e união. Os estudantes participam de 102 cooperativas escolares do ensino Fundamental e Médio no Estado promovidas e desenvolvidas pelo Sicredi dentro dos seus Programas Socioeducacionais, e apoiadas e reconhecidas pelo Sistema Ocergs e que serão homenageadas pelo deputado estadual, Elton Weber (PSB). O Grande Expediente, acontecerá no dia 28 de junho, às 14h, no Plenário da Assembleia Legislativa, na Capital. A homenagem é alusiva também ao Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado em julho. “Esses jovens têm a oportunidade de aprender, se tornar empreendedores de suas vidas e mudar a sociedade ao redor”, diz o deputado.



O Rio Grande do Sul é pioneiro no país, com as primeiras experiências de cooperativa escolar na década de 1980, e serviu de modelo para estados como Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Espirito Santo, Mato Grosso, Tocantins e Pará. Presentes em 43 municípios gaúchos, as cooperativas escolares seguem os sete princípios do cooperativismo e trabalham com base em quatro pilares: formação de lideranças, educação financeira, empreendedorismo e inclusão social.



No dia a dia, os adolescentes desenvolvem todas as práticas de funcionamento e propósitos de uma cooperativa, como por exemplo: organizam assembleias, pesquisam, elaboram estudos e desenvolvem projetos da horta, passando pela reciclagem, até o turismo pedagógico. “Os princípios do cooperativismo constituem o currículo da cooperativa escolar. Não é só teoria”, explica o assessor pedagógico Mestre Everaldo Marini. “É um laboratório, em que o desenvolvimento de habilidades e a transformação social são os principais objetivos”, explica Marini.



Segundo o Diretor Executivo da Sicredi Ouro Branco, Neori Ernani Abel, “oportunizar formações aos jovens, de modo a contribuir com o desenvolvimento de futuros líderes, gestores, empreendedores e cidadãos com senso de responsabilidade e cooperação, é sem dúvida uma importante entrega para juntos construirmos um futuro com desenvolvimento econômico e social em nossas comunidades”.



De acordo com pesquisa da FEA-USP de Ribeiro Preto, municípios que têm as cooperativas apresentam um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) superior aos demais. A diferença pode ser explicada porque os resultados gerados ficam na região, movimentando a economia local e trazendo mais renda e qualidade de vida.



Saiba mais:



- As cooperativas escolares no RS foram impulsionadas no começo da década de 1990, através do Programa União Faz a Vida, do Sicredi, criado com o objetivo de transformar a percepção das pessoas sobre sua capacidade de ser protagonista de seu desenvolvimento social e econômico;



- Na área de abrangência da Sicredi Ouro Branco, existe uma cooperativa escolar com mais de 20 anos de história, Eccuart, considerada uma das primeiras no Brasil, localizada na Linha Clara, no município de Teutônia;



- A Sicredi Ouro Branco RS desde 2015 é fomentadora de 20 Cooperativas Escolares nos municípios de Teutônia, Estrela e Montenegro, que contam com mais de 700 sócios.




Fonte: Sicredi Ouro Branco RS
PATROCINADORES
Samaq Comercial de Máquinas
Anuncie Aqui
Representações Francesquet
Metalúrgica Wagner
Wizard
Digiserv
Alles Gut
Fritz Ordenhadeiras
Wizard Teutônia
Futura Imóveis
Portal Atividade Rural 2018
contato@atividaderural.com.br | Fone: (51) 9135-4200