0


Em referência ao Dia Internacional do Cooperativismo, o Deputado Elton Weber homenageia as cooperativas escolares



No espaço do Grande Expediente, da sessão plenária desta quinta-feira (28), o deputado Elton Weber (PSB), homenageou as cooperativas escolares, em referência ao Dia Internacional do Cooperativismo.



“Volto a ocupar a tribuna do Plenário 20 de Setembro para celebrar o cooperativismo, fundamental à sustentação da economia não só do Rio Grande, mas do país”, frisou o parlamentar ao iniciar a manifestação. Informou que a referência antecedia às comemorações do Dia Internacional do Cooperativismo, em 7 de julho.



Nesta tarde, prosseguiu, o destaque são as cooperativas escolares. “Daí a presença, neste plenário, de tantos estudantes, que constroem um futuro melhor norteados pelos sete princípios cooperativos: adesão voluntária, democracia, associativismo, autonomia, intercooperação, educação e compromisso com a comunidade”, explicou Weber.



                      



Transformação



Citou o elevado número de representantes municipais, demonstrando o caráter de mobilização e orgulho dos envolvidos com este trabalho de base. “Um verdadeiro laboratório de transformação social, a partir da soma de esforços dos que acreditam na construção de um país melhor, mais igualitário e justo”, acrescentou, referindo o RS como protagonista no estimulo às cooperativas escolares.



O Estado, mencionou, tem, na atualidade, 102 cooperativas escolares nos ensinos fundamental e médio em escolas públicas e privadas em 43 cidades, no interior. “Modelo para o restante do Brasil. Hoje, são mais de três mil jovens transformando não apenas suas vidas, mas a realidade de suas famílias, escolas e comunidades, com lições de empreendedorismo, cidadania e união”, resumiu.



Relatos



Os relatos recebidos de estudantes, orientadores e lideranças cooperativistas são de uma transformação profunda a partir da prática pedagógica da cooperativa escolar, reforçou Elton Weber. “Além das melhorias pessoais, a cooperativa escolar igualmente melhora o respeito pelo outro, o rendimento em sala de aula e a disciplina”, avançou o parlamentar em seu relato. Em alguns casos, observou, estes jovens chegam desestimulados, sem saber o que pretendem.



Capacitação



Como resultado, destacou ainda, surgem jovens aprendizes e profissionais diferenciados no mercado de trabalho, capacitados pelo planejamento e fomento das lições do cooperativismo escolar. Igualmente mencionou como ponto positivo o incremento da presença feminina em cargos de liderança.



Presentes, o secretário da Educação, Ronald Krummenauer, representando o governador José Ivo Sartori; o deputado federal Heitor Schuch; o secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio José Minetto; a presidente da federação das Cooperativas Escolares do Brasil, Sara Ribeiro de Freitas; o presidente do sistema Ocergs-Sescoop, Vergílio Perius; presidentes de cooperativas, de cooperativas escolares, prefeitos e secretários municipais de Educação.



A Sicredi Ouro Branco, que conta atualmente com 20 Cooperativas Escolares nas cidades de Teutônia, Estrela e Montenegro, esteve presente com os representantes das Cooperativas Escolares de Teutônia e Estrela, os professores orientadores e coordenações pedagógicas e os Secretários de Educação de Teutônia, Paulo Brust e de Estrela, Marcelo Mallmann, acompanhados pela equipe da Cooperativa formada pelo Presidente, Silvo Landmeier; Vice-presidente, Inácio Berwanger; e pela Área de  Relacionamento, Margarete Mallmann e Raquel Schwingel.



Durante o evento, os associados da Coopertec, da EMEF Teobaldo Closs, Sofia Schneider Schaeffer, Hian Gabriel de Souza, Camilly, Vitória de Souza Wegner e Claiver Emanoel da Silva, apresentaram a Canção do Cooperativismo, em uma nova versão, criada pelos próprios estudantes.



Thales Alan Brune, Presidente da Cooperativa Escolar Eccuart, da EMEF Dom Pedro I, compôs a mesa na Assembleia Legislativa, juntamente com as demais autoridades, representando assim, as Cooperativas Escolares da Sicredi Ouro Branco.




Fonte: Sicredi
PATROCINADORES
Wizard
Colégio Teutônia
Representações Francesquet
Samaq Comercial de Máquinas
Anuncie Aqui
Alles Gut
Digiserv
Wizard Teutônia
Futura Imóveis
Fritz Ordenhadeiras
Portal Atividade Rural 2018
contato@atividaderural.com.br | Fone: (51) 9135-4200