0


Consulta Popular 2018-2019 segue em andamento até a próxima quinta-feira, dia 28 de junho_Divulgação.pngConsulta Popular segue com votação aberta até amanhã



Estão aptos à votação todos os eleitores com domicílio no Rio Grande do Sul



Segue aberta até as 23h59min da próxima quinta-feira, dia 28 de junho, a votação da Consulta Popular, através da qual a população define parte dos investimentos e serviços que integrarão o orçamento do Rio Grande do Sul (RS) em 2019. O processo existe há 20 anos e foi instituído pelo Governo do Estado através da Lei nº 11.179.



No Vale do Taquari, são dez projetos disponíveis para a votação da comunidade. Eles abrangem diversas áreas, como agricultura, segurança, educação, saúde, saneamento e turismo. Cada eleitor pode votar em uma das dez opções disponíveis na cédula de votação.



Todos os anos, o Governo do Rio Grande do Sul fixa o valor submetido à deliberação da população. Então, este valor é distribuído entre as 28 regiões do Estado. No Vale do Taquari, os quatro projetos mais votados receberão em torno de R$ 630 mil em recursos do Estado para a execução.



A Administração Municipal de Westfália pede que a comunidade faça a sua parte e vote pelo desenvolvimento e crescimento do Vale do Taquari.



Como votar?



Nesta edição, a Consulta Popular ocorrerá de 26 a 28 de junho, por meio de voto secreto. São habilitados ao voto apenas os eleitores com domicílio eleitoral no Rio Grande do Sul. Para a votação, é necessário estar munido do Título de Eleitor.



São três formas de votação:



* pelo site da Consulta Popular (www.consultapopular.rs.gov.br);



* presencialmente, por meio de aplicativo disponibilizado a representantes dos Coredes e Comudes;



* via SMS, para o número 27902, com a palavra RSVOTO#(nº do Título de Eleitor)#(nº do projeto, de 1 a 10).



 



Projetos do Vale do Taquari



Em 2018, o Vale do Taquari conta com dez projetos para a votação. No entanto, apenas os quatro mais votados serão beneficiados.



1 – SDR – Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura Familiar



Convênio com Município ou Financiamento via FEAPER para execução de Projetos de apoio ao Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Ex.: Fruticultura, Olericultura, Apicultura, Suinocultura, Avicultura, Leite e Pecuária Familiar, Agroindústria, Piscicultura, Indígenas, Quilombolas, Jovens Rurais, etc).



2 – SSP – Reaparelhamento dos Órgãos da Segurança



Aquisição de viaturas de resgate para o Corpo de Bombeiros de Lajeado e Estrela e aquisição de equipamentos para a Polícia Civil.



3 – SEDUC – Implementação de espaços pedagógicos que favorecem a aprendizagem



4 – SES – Ampliação, reforma e aquisição de equipamentos para estabelecimentos de saúde vinculados ao SUS



Para atendimento dos hospitais do Vale do Taquari, distribuição em função do número de leitos SUS.



5 – SOP – Programa Estadual de Saneamento



Redes de água, Saneamento para Pequenas Comunidades, Sistema de Tratamento Individual de Esgoto e Drenagem Urbana, Módulos Sanitários.



6 – SDR – Programa de Apoio e Ampliação da Infraestrutura Rural



Convênio com Município ou Financiamento via FEAPER para execução de projetos de infraestrutura rural: Poços Artesianos; Micro açudes e viveiros para Piscicultura; Cisternas; Sistemas de irrigação para Agricultura Familiar; Sistemas de saneamento; Redes de abastecimento de água; Equipamentos para acesso à internet e telefonia, pequenas redes internar; Equipamentos para geração de energia solar fotovoltaica e/ou energia eólica; Biodigestores, Redes elétricas interna da propriedade rural; Geradores de energia.



7 – SDSTJDH – Promoção da Paz e Prevenção ao uso indevido de drogas no RS



8 – SEAPI – Cadeias Produtivas e Fomento Agropecuário – Suinocultura



Projetos que auxiliem os produtores no tratamento e destinação correta dos resíduos da criação de suínos.



9 – SEDACTEL – Regionalização do Turismo



Fortalecimento da gestão descentralizada (Apoio às Governanças Regionais); Posicionamento de mercado; Estruturação de produtos, destinos e segmentos turísticos.



10 – SSP – Videomonitoramento e cercamento eletrônico



 



TEXTO: Paloma Driemeyer Valandro/AI



FOTOS: Divulgação









 




Fonte: Prefeitura de Westfália RS
PATROCINADORES
Colégio Teutônia
Anuncie Aqui
Metalúrgica Wagner
Wizard
Representações Francesquet
Alles Gut
Digiserv
Wizard Teutônia
Fritz Ordenhadeiras
Futura Imóveis
Portal Atividade Rural 2018
contato@atividaderural.com.br | Fone: (51) 9135-4200