0


Consulta Popular 2018-2019 segue em andamento até a próxima quinta-feira, dia 28 de junho_Divulgação.pngConsulta Popular segue com votação aberta até amanhã



Estão aptos à votação todos os eleitores com domicílio no Rio Grande do Sul



Segue aberta até as 23h59min da próxima quinta-feira, dia 28 de junho, a votação da Consulta Popular, através da qual a população define parte dos investimentos e serviços que integrarão o orçamento do Rio Grande do Sul (RS) em 2019. O processo existe há 20 anos e foi instituído pelo Governo do Estado através da Lei nº 11.179.



No Vale do Taquari, são dez projetos disponíveis para a votação da comunidade. Eles abrangem diversas áreas, como agricultura, segurança, educação, saúde, saneamento e turismo. Cada eleitor pode votar em uma das dez opções disponíveis na cédula de votação.



Todos os anos, o Governo do Rio Grande do Sul fixa o valor submetido à deliberação da população. Então, este valor é distribuído entre as 28 regiões do Estado. No Vale do Taquari, os quatro projetos mais votados receberão em torno de R$ 630 mil em recursos do Estado para a execução.



A Administração Municipal de Westfália pede que a comunidade faça a sua parte e vote pelo desenvolvimento e crescimento do Vale do Taquari.



Como votar?



Nesta edição, a Consulta Popular ocorrerá de 26 a 28 de junho, por meio de voto secreto. São habilitados ao voto apenas os eleitores com domicílio eleitoral no Rio Grande do Sul. Para a votação, é necessário estar munido do Título de Eleitor.



São três formas de votação:



* pelo site da Consulta Popular (www.consultapopular.rs.gov.br);



* presencialmente, por meio de aplicativo disponibilizado a representantes dos Coredes e Comudes;



* via SMS, para o número 27902, com a palavra RSVOTO#(nº do Título de Eleitor)#(nº do projeto, de 1 a 10).



 



Projetos do Vale do Taquari



Em 2018, o Vale do Taquari conta com dez projetos para a votação. No entanto, apenas os quatro mais votados serão beneficiados.



1 – SDR – Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura Familiar



Convênio com Município ou Financiamento via FEAPER para execução de Projetos de apoio ao Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Ex.: Fruticultura, Olericultura, Apicultura, Suinocultura, Avicultura, Leite e Pecuária Familiar, Agroindústria, Piscicultura, Indígenas, Quilombolas, Jovens Rurais, etc).



2 – SSP – Reaparelhamento dos Órgãos da Segurança



Aquisição de viaturas de resgate para o Corpo de Bombeiros de Lajeado e Estrela e aquisição de equipamentos para a Polícia Civil.



3 – SEDUC – Implementação de espaços pedagógicos que favorecem a aprendizagem



4 – SES – Ampliação, reforma e aquisição de equipamentos para estabelecimentos de saúde vinculados ao SUS



Para atendimento dos hospitais do Vale do Taquari, distribuição em função do número de leitos SUS.



5 – SOP – Programa Estadual de Saneamento



Redes de água, Saneamento para Pequenas Comunidades, Sistema de Tratamento Individual de Esgoto e Drenagem Urbana, Módulos Sanitários.



6 – SDR – Programa de Apoio e Ampliação da Infraestrutura Rural



Convênio com Município ou Financiamento via FEAPER para execução de projetos de infraestrutura rural: Poços Artesianos; Micro açudes e viveiros para Piscicultura; Cisternas; Sistemas de irrigação para Agricultura Familiar; Sistemas de saneamento; Redes de abastecimento de água; Equipamentos para acesso à internet e telefonia, pequenas redes internar; Equipamentos para geração de energia solar fotovoltaica e/ou energia eólica; Biodigestores, Redes elétricas interna da propriedade rural; Geradores de energia.



7 – SDSTJDH – Promoção da Paz e Prevenção ao uso indevido de drogas no RS



8 – SEAPI – Cadeias Produtivas e Fomento Agropecuário – Suinocultura



Projetos que auxiliem os produtores no tratamento e destinação correta dos resíduos da criação de suínos.



9 – SEDACTEL – Regionalização do Turismo



Fortalecimento da gestão descentralizada (Apoio às Governanças Regionais); Posicionamento de mercado; Estruturação de produtos, destinos e segmentos turísticos.



10 – SSP – Videomonitoramento e cercamento eletrônico



 



TEXTO: Paloma Driemeyer Valandro/AI



FOTOS: Divulgação









 




Fonte: Prefeitura de Westfália RS
PATROCINADORES
Representações Francesquet
Samaq Comercial de Máquinas
Anuncie Aqui
Metalúrgica Wagner
Colégio Teutônia
Futura Imóveis
Wizard Teutônia
Digiserv
Alles Gut
Fritz Ordenhadeiras
Portal Atividade Rural 2018
contato@atividaderural.com.br | Fone: (51) 9135-4200