0


Embora parecidas no nome, a educação fiscal e financeira são um tanto quanto distintas. Ambas foram tema de palestras na quarta-feira, dia 20 de junho, no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Vila Schmidt, no Centro de Westfália, numa noite marcada pelo lançamento do Programa Municipal de Educação Fiscal.



Alunos da Oficina de Violão, ministrada pelo professor Leandro Ahlert, fizeram a abertura da programação com a apresentação de duas músicas. "Parabéns ao professor Leandro Ahlert e aos estudantes que participam da Oficina de Violão. Precisamos incentivar nossos jovens a investirem na música desde cedo", enalteceu o prefeito de Westfália, Otávio Landmeier.



Em sua fala, o chefe do Executivo westfaliano ainda ressaltou a importância da educação fiscal para o retorno do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) ao Município. "Muitas ações são hoje desenvolvidas com recursos próprios da municipalidade. Nesse sentido, a conscientização sobre a educação fiscal é importante para que o valor de retorno do ICMS aumente, possibilitando que façamos mais obras em benefício à nossa comunidade. Como exemplo, na área da educação, podemos citar a reforma do Turno Inverso da EMEF Vila Schmidt, executada, inteiramente, com recursos próprios", ressaltou o prefeito, parabenizando a comissão organizadora pelo evento.



Enquanto isso, a secretária de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Elisangela Schneider Wiethölter, reforçou a importância de abordar tanto a educação fiscal quanto a educação financeira com crianças, jovens e adultos. "Momentos como este são fundamentais para discutirmos estas temáticas e percebermos o quanto são importantes no nosso cotidiano e, claro, para o desenvolvimento do nosso Município", salientou a secretária.



Após a abertura oficial, marcando o lançamento do Programa Municipal de Educação Fiscal, foi exibido um vídeo produzido por integrantes do Grupo Teatral Expressão da Arte, coordenado por Caroline Costa e Fernando Tepasse. O mesmo contou com a colaboração de diversas empresas westfalianas e poderá ser utilizado, também, na divulgação do programa Nota Fiscal Gaúcha, ao qual o Município aderiu recentemente.



Dando sequência à programação, a servidora responsável pelo Setor de Tributos da Prefeitura de Westfália, Gisele Zianni, fez uma breve explanação sobre a importância da implantação do Programa Municipal de Educação Fiscal e sobre a adesão ao programa Nota Fiscal Gaúcha. Agora, a próxima etapa é lançar o concurso de escolha de mascote e slogan do programa, envolvendo alunos de 6º a 9º Ano da rede municipal de ensino, sendo que os vencedores serão premiados durante a X Feira Municipal do Conhecimento, que ocorrerá em setembro.



A noite ainda foi marcada por palestra sobre Educação Financeira, proferida pelo gerente da agência Sicredi de Westfália, Fábio Bomtempo Martins. O evento foi uma realização da Administração Municipal de Westfália, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto (SMEC), e contou com o apoio da cooperativa Sicredi Ouro Branco.



Parceria que deu certo



Durante o evento, Elisangela Schneider Wiethölter ainda agradeceu o auxílio da cooperativa Sicredi Ouro Branco ao apoiar uma iniciativa do Círculo de Pais e Mestres (CPM) da EMEF Vila Schmidt, aprovando um projeto educacional inscrito no Fundo Social. O valor, superior a R$ 16 mil, será utilizado na mobília da nova sala multifuncional, localizada junto ao prédio do Turno Inverso do educandário. "Em nome do CPM, nosso muito obrigado por valorizarem e aprovarem o projeto. A comunidade escolar agradece mais esta parceria", pontuou a secretária.



Os projetos inscritos foram avaliados pelos coordenadores de núcleo da agência de Westfália.




Fonte: Prefeitura de Westfália RS
PATROCINADORES
Metalúrgica Wagner
Samaq Comercial de Máquinas
Anuncie Aqui
Representações Francesquet
Wizard
Fritz Ordenhadeiras
Wizard Teutônia
Futura Imóveis
Alles Gut
Digiserv
Portal Atividade Rural 2018
contato@atividaderural.com.br | Fone: (51) 9135-4200