0


Prevenir, além de oportunizar uma vida mais saudável e segura, é o principal objetivo do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). Em Westfália, neste ano, 37 estudantes do 5º Ano da rede municipal de ensino receberam formatura, em solenidade realizada na noite de quinta-feira, dia 28 de junho, na sede do Flamengo Futebol Clube.



O Grupo de Danças Corpo Livre, sob a coordenação de Bibiana Scheer, fez a abertura do evento, que contou com a presença de autoridades, familiares dos formandos e comunidade em geral. Na presença do mascote do PROERD, o Leão, a cerimônia de formatura, coordenada pelo sargento da Brigada Militar (BM) de Westfália, Clairton Matos de Souza, teve sequência, contando com juramento, dança e entrega de certificados.



Os 37 formandos são estudantes de três escolas: Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Bandeirantes, EMEF Rio Branco e EMEF Vila Schmidt. Como atividade de conclusão do PROERD, cada aluno teve a missão de elaborar uma redação e as três melhores foram premiadas. O primeiro lugar ficou com Lucas Augusto Kohl, da EMEF Rio Branco, de Linha Paissandu, que recebeu como prêmio medalha e uma bicicleta. A segunda e terceira melhor redação foi de Bernardo Matheus Tramontini e Maísa Alana Wilsmann, respectivamente, ambos alunos da EMEF Vila Schmidt, do Centro. Eles receberam medalhas como prêmio.



Na oportunidade, a secretária de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Elisangela Schneider Wiethölter, alertou para benefícios e malefícios do meio digital. "A mídia tem facilitado muito nossa comunicação, mas não unicamente para o bem e, sim, também para coisas negativas. Muitos sabem tomar proveito disso e buscam contato com nossos filhos pelas mais diferentes formas de comunicação. Esse alerta serve a nós, pais. Tomemos cuidado com aquilo que nossos filhos têm acessado, o que eles têm feito nesse mundo digital", alertou Elisangela.



Para a secretária, a única forma de combater as drogas e a violência é unindo forças. "Precisamos dar as mãos e trabalhar juntos: Brigada Militar, escola e famílias. Se conseguirmos prevenir e trabalhar com esses jovens hoje, ocupando seu tempo ocioso, teremos bons resultados no futuro", enalteceu, reforçando que o PROERD é fundamental para que adolescentes não se entreguem às drogas.



Nesse sentido, o presidente da Câmara de Vereadores de Westfália, Valério da Fonseca, elogiou o trabalho do sargento da BM de Westfália, Clairton Matos de Souza. "Nossas crianças e adolescentes ganham muito com o PROERD no Município. Parabéns ao Clairton pela dedicação e empenho na realização do programa em Westfália", parabenizou Fonseca, agradecendo a presença da comunidade westfaliana.



Além de parabenizar os alunos formandos, a capitã da BM de Teutônia, Carmine Brescovit Fontoura, também parabenizou ao sargento Clairton e demais policiais westfalianos pelo trabalho desenvolvido no Município. "Parabéns pela dedicação, pelo carinho e pelo comprometimento com nossa missão, que também é trabalhar na prevenção. Nosso objetivo, enquanto PROERD, é a prevenção: trabalhar com nossos jovens antes que se envolvam com situações de drogadição", salientou a capitã.



Para Carmine, é necessário que os três elos funcionem e trabalhem juntos na prevenção: Brigada Militar, escola e família. "Nós plantamos a sementinha na escola. Para que ela venha a florescer, precisamos do apoio da família. Por isso, peço que continuem esse trabalho de conscientização, acompanhando seus filhos", observou, parabenizando novamente os alunos formandos pela dedicação. "Lembrem-se do modelo de tomada de decisão do PROERD: definam, analisem, atuem e avaliem. Assim, vocês tomarão decisões seguras e responsáveis e serão saudáveis e felizes", pontuou Carmine Brescovit Fontoura.



Luta constante



O instrutor PROERD de Westfália é o sargento Clairton Matos de Souza. Para ele, é importante ressaltar que a luta e a resistência contra a violência e as drogas não é exclusividade da Brigada Militar, mas, sim, de toda a comunidade. "Ela não termina com esta formatura. Na verdade, começa aqui para alunos, familiares, escolas e demais entidades engajadas. Os estudantes receberam ensinamentos para resistirem às pressões que ocorrerão em suas vidas. Situações e pessoas para os desviarem do caminho sadio aparecerão. Sejam fortes, sejam vocês mesmos, utilizando os conhecimentos adquiridos", ressaltou Souza.



Para ele, é importante que os pais estejam ao lado dos filhos, dando orientações, carinho e respeito. "Escutem seus filhos também, pois se eles tropeçarem ainda é possível evitar que caiam, estendendo-lhes a mão para ampará-los e resguardá-los de uma queda, que muitas vezes deixa marcas irreversíveis", pontuou o sargento da BM de Westfália e instrutor PROERD.




Fonte: Prefeitura de Westfália RS
PATROCINADORES
Anuncie Aqui
Samaq Comercial de Máquinas
Wizard
Representações Francesquet
Colégio Teutônia
Digiserv
Wizard Teutônia
Futura Imóveis
Alles Gut
Fritz Ordenhadeiras
Portal Atividade Rural 2018
contato@atividaderural.com.br | Fone: (51) 9135-4200