0


Na sexta-feira (6) foi assinado o memorando de entendimento entre a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), da ONU.



“A ONU considera o cooperativismo uma ferramenta essencial para construir uma sociedade mais justa e sustentável. Onde uma cooperativa se instala, ali são disseminados os valores desse modelo de negócio e, o resultado disso é o fortalecimento dos direitos humanos em todos os níveis”, disse coordenador-residente do Sistema ONU no Brasil, Niky Fabiancic.



O evento ocorreu na sede do Sistema OCB, em Brasília, marcando a celebração do Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado sábado (7) em mais de 100 países e por mais de um bilhão de cooperativistas.



A solenidade também contou com a participação de representantes das cooperativas Cooper Árvore, de Minas Gerais, e Coop-Acamdaf, do Amazonas. Ambas apresentaram iniciativas que mostram o comprometimento das cooperativas com a construção de uma sociedade mais justa, equilibrada e com melhores oportunidades para todos.



Representantes do PNUD, do Instituto Sicoob, das organizações estaduais do Sistema OCB no Amazonas e em Minas Gerais, da Embrapa e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento também prestigiaram a solenidade.



Sustentabilidade



A partir de agora, todas as ações de responsabilidade social desenvolvidas pelas cooperativas estarão ainda mais alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela ONU, visando a erradicação da pobreza extrema no mundo até 2030. O memorando de entendimento também permitirá o desenvolvimento de iniciativas ainda mais abrangentes e com amplo impacto social.



O superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, disse que assinar um documento como esse é uma maneira de marcar o Dia Internacional do Cooperativismo, já que as cooperativas brasileiras passam a contar, oficialmente, com a parceria do PNUD na realização de suas iniciativas de responsabilidade social, especialmente aquelas que dizem respeito ao ODS número 12, que trata do consumo e produção responsável.





 




Fonte: Redação AI/SI
PATROCINADORES
Metalúrgica Wagner
Samaq Comercial de Máquinas
Anuncie Aqui
Representações Francesquet
Wizard
Fritz Ordenhadeiras
Alles Gut
Futura Imóveis
Wizard Teutônia
Digiserv
Portal Atividade Rural 2018
contato@atividaderural.com.br | Fone: (51) 9135-4200