0


Os participantes do dia de campo promovido pela Emater/RS-Ascar e administração municipal de Sete de Setembro, na área da família de Cláudio Belmiro Krulikowski, tiveram a oportunidade de acompanhar a apresentação de conhecimentos técnicos e experiências de manejo do solo em cultivos anuais realizados na propriedade. O dia de campo, realizado no último dia 13/07, integra as atividades do Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar, executado pela Emater/RS-Ascar. 



O técnico da Emater/RS-Ascar, Irineu Kapelinski, apresentou, na oportunidade, o histórico de manejo do solo com descompactação e rotação de culturas nesta lavoura, que atualmente é uma área da Unidade de Referência Técnica (URT) sobre o manejo do solo no município. Também foram relatados os resultados obtidos na produtividade de soja, milho e trigo, com destaque para a lavoura de soja que, nesta safra de 2017/2018, apresentou um aumento de 45%, depois da descompactação e correção do solo, em relação à safra 2015/2016. 



O assistente técnico regional de Manejo de Recursos Naturais, da Emater/RS-Ascar, engenheiro agrônomo Fernando Dorneles Fagundes, por sua vez, pode demonstrar, nas trincheiras abertas na lavoura, a estruturação do solo e o desenvolvimento das raízes e formação de agregados, que contribuem na melhoria da porosidade do solo e na infiltração e reservação de água.



As explanações foram prestigiadas por 25 agricultores dos municípios de Sete de Setembro, Entre-Ijuís e Santo Ângelo, acompanhados de técnicos da Emater/RS-Ascar. Entre as lideranças presentes no dia de campo estiveram o prefeito de Sete de Setembro, Márcio Politowski, e o supervisor da Emater/RS-Ascar, Rubens Tesche.




Fonte: Emater - RS
PATROCINADORES
Anuncie Aqui
Wizard
Representações Francesquet
Samaq Comercial de Máquinas
Metalúrgica Wagner
Alles Gut
Digiserv
Wizard Teutônia
Futura Imóveis
Fritz Ordenhadeiras
Portal Atividade Rural 2018
contato@atividaderural.com.br | Fone: (51) 9135-4200