0


Para perpetuar a tradição do canto coral, a Liga de Cantores 25 de Julho promoveu no sábado, dia 21 de julho, seu tradicional Encontro Inter-Paroquial de Corais. Sediado no Ginásio Municipal de Linha Paissandu – Westfália, o evento reuniu os coros da Paróquia Teutônia Norte, da Paróquia Boa Nova e o Coro Misto Aliança, de Linha Berlim, numa programação cultural especial.



Realizado anualmente, em 2018 o encontro foi promovido pelo Coro Misto Silveira Martins, de Linha Paissandu. A programação teve início já pela manhã, a partir de uma saudação da presidente da Liga de Cantores 25 de Julho, Loiva Beatriz Trapp. Logo após, foi realizada hora cívica com entoação de hinos, momento este que contou com a presença de autoridades westfalianas e lideranças dos coros.



A meditação foi proferida pelo pastor Valmir Frank, oportunidade em que os coralistas apresentaram dois cantos em conjunto e houve participação do Coro de Homens Concórdia, de Linha Catarina. Posteriormente, o Coro Misto Silveira Martins abriu as apresentações individuais dos coros, sendo que cada um trouxe duas canções: uma em língua alemã e outra em português.



Durante a manhã, o Coral Municipal de Westfália e o Grupo Amigos do Sapato de Pau fizeram participação especial na programação. Enquanto que o coro apresentou três cantos à comunidade regional presente, o Grupo Amigos do Sapato de Pau, coordenado pelo professor Lucildo Ahlert, falou da chegada dos imigrantes, cantou no Plattdüütsk e trouxe uma mensagem no dialeto.



Logo após o meio-dia, o Grupo Instrumental, formado por jovens westfalianos e regido pelo professor Lucas Grave, fez sua apresentação especial aos presentes. A Categoria Mirim do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Westfälische Tanzgruppe fechou as atrações culturais do dia. Na oportunidade, os pequenos dançarinos apresentaram duas danças. O evento culminou com uma animada reunião dançante.



Antes do encerramento, o prefeito de Westfália, Otávio Landmeier, parabenizou os coralistas pela dedicação ao canto coral. "Westfália sediou um belíssimo evento, em que o canto coral esteve em evidência. Parabéns a todos que investem nessa cultura e a todos que se apresentaram no dia de hoje. Aproveito para citar a participação especial do Coral Municipal, do Grupo Amigos do Sapato de Pau, do Grupo Instrumental e do Westfälische Tanzgruppe. Nosso muito obrigado por tão bem representarem a nossa cultura", salientou Landmeier, ainda parabenizando colonos e motoristas pela passagem do seu dia, celebrado em 25 de julho.



Na oportunidade, o presidente da Câmara de Vereadores de Westfália, Valério da Fonseca, também parabenizou as classes pela comemoração. "Além disso, é preciso parabenizar a todos que se apresentaram no dia de hoje. Parabéns por investirem na cultura", concluiu ele.



10 corais integram a Liga 25 de Julho



Atualmente, a Liga de Cantores 25 de Julho é composta por dez corais. São eles:



* Sociedade de Cantores Aliança de Linha Frank



* Coro de Homens Concórdia de Linha Catarina



* Coro Misto Silveira Martins



* Coro Misto Associação de Linha Clara



* Coro Misto Pontes Filho



* Coro Misto Justiça Vila Schmidt



* Coro Misto Aliança de Berlim



* Coro Misto Harmonia de Linha Harmonia



* Coro Misto Lira de Teutônia



* Coro Misto Recreio Vila Schmidt




Fonte: Prefeitura de Westfália RS
PATROCINADORES
Samaq Comercial de Máquinas
Colégio Teutônia
Representações Francesquet
Wizard
Anuncie Aqui
Fritz Ordenhadeiras
Wizard Teutônia
Digiserv
Alles Gut
Futura Imóveis
Portal Atividade Rural 2018
contato@atividaderural.com.br | Fone: (51) 9135-4200