0


Pesquisadores australianos do Centro de Gestão de Culturas e Doenças (CCDM) e do Departamento de Indústrias Primárias e Desenvolvimento Regional (DPIRD) descobriram um novo tipo de resistência existente nas plantações de cevada no país. O patógeno que causa a resistência foi encontrado na forma líquida do NFND, que é causada pelo fungo Pyrenophora teres f. Teres. 



De acordo com Fran Lopez-Ruiz, um dos líderes da pesquisa, o estudo ainda está em fase inicial e a extensão deste novo tipo de resistência a fungicidas ainda precisa ser estipulada. No entanto, os testes na cidade de Scaddan já detectaram a tolerância dos fungos a diversos tipos de defensivos. 



“As amostras coletadas em Scaddan estão mostrando uma maior resistência aos fungicidas DMI tebuconazol e propiconazol, níveis moderados de resistência ao protioconazol e baixa resistência ao epoxiconazol”, explica. 



Para Wesley Mair, pesquisador do CCDM, o caso precisa ser tratado de forma abrangente, sem limitar os esforços apenas naquela cidade. Segundo ele, os testes em laboratório sobre o tema demonstraram que existe a possibilidade de que esses fungos possam se espalhar para outras regiões do país.  



“É cedo em nossas tentativas de quantificar a disseminação dessa forma de resistência, mas o processo de amostragem está em andamento e, conforme a análise avança, poderemos relatar quaisquer outras descobertas de resistência”, comenta. 



Nesse cenário, existem algumas alternativas para que os agricultores consigam reverter esse quadro e se prevenir da resistência aos fungicidas. De acordo com Lopez-Ruiz, técnicas como nunca repetir o mesmo defensivo por mais de duas aplicações seguidas, não exceder a taxa da etiqueta e usar misturas de fungicidas podem ser muito úteis para combater esse tipo de fungo.  




Fonte: Agrolink
PATROCINADORES
Samaq Comercial de Máquinas
Representações Francesquet
Colégio Teutônia
Metalúrgica Wagner
Anuncie Aqui
Futura Imóveis
Wizard Teutônia
Fritz Ordenhadeiras
Alles Gut
Digiserv
Portal Atividade Rural 2018
contato@atividaderural.com.br | Fone: (51) 9135-4200