0


A atualização dos dados do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SiCAR) mostrou que a área rural dedicada à vegetação nativa no Brasil atingiu os 218 milhões de hectares, o equivalente a 25,5% do território nacional. As informações foram coletadas pelo setor territorial da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). 



De acordo com a Embrapa, os números indicam que, em média, os produtores brasileiros utilizam apenas a metade de suas terras, reservando a outra metade para áreas de preservação da vegetação nativa. Para Evaristo de Miranda, chefe-geral da Embrapa Territorial, as áreas protegidas pelos agricultores estão presentes em todas as partes do País e se espelham em reservas indígenas e parques de preservação natural. 



“Eles estão extremamente conectados e recobrem todo o território nacional. As áreas preservadas pelos agricultores compõem um mosaico ambiental relevante e de grande dimensão com as chamadas áreas protegidas”, explica. 



Os dados indicaram que a área destinada à preservação, manutenção e proteção nativa do Brasil, ocupa 66,3% do território, o que equivale a 631 milhões de hectares. Segundo Miranda, a área total destinada a essa prática já está praticamente toda mensurada, mas é preciso analisar também a situação socioeconômica e trabalhar em novas técnicas para poder garantir uma preservação eficaz. 



Como exemplo disso, ele cita o trabalho que vem sendo desenvolvido através da reposição dos estoques de carbono na Amazônia. “Os dados são muito precisos. Há ainda o custo de oportunidade e as despesas com manutenção a serem calculados”, comenta. 




Fonte: Agrolink
PATROCINADORES
Wizard
Representações Francesquet
Samaq Comercial de Máquinas
Metalúrgica Wagner
Anuncie Aqui
Futura Imóveis
Wizard Teutônia
Fritz Ordenhadeiras
Alles Gut
Digiserv
Portal Atividade Rural 2018
contato@atividaderural.com.br | Fone: (51) 9135-4200