0


 




 Lançado em novembro de 2014, o livro "O grito gaúcho pelas emancipações" trata sobre o processo emancipacionista dos últimos 30 municípios criados no século XX. A obra, que tem autoria do advogado Arno Eugenio Carrard, é um marco da luta enfrentada pelos municípios para a conquista da emancipação.




"O grito gaúcho pelas emancipações" também dá destaque especial ao município de Westfália. Neste trecho, Carrard contou com o auxílio do integrante da Comissão Emancipacionista, Norberto Grave, recordando a dificuldade enfrentada pelos emancipacionistas até a conquista da emancipação do Município.



No dia 06 de julho, Grave distribuiu exemplares da obra nas escolas municipais de Westfália, os quais contribuirão no estudo da história do Município. Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Vila Schmidt, estudantes do 9º Ano receberam os livros em nome de todos os educandos da rede municipal de ensino.



Durante a entrega, Norberto Grave esteve acompanhado pela vice-prefeita de Westfália, Evanete Inez Horst Grave, e pela secretária de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Elisangela Schneider Wiethölter. "É gratificante fazer essa distribuição de livros aos nossos jovens. Eles poderão aproveitar a obra nos estudos sobre a história do nosso Município. Para mim, é um grande orgulho fazer parte de tudo isso", enalteceu Grave, que, no final de 2017, lançou seu próprio livro: "História do movimento emancipacionista de Westfália".



Evanete e Elisangela agradeceram a doação de Norberto Grave às escolas municipais. "É um gesto muito louvável. Nossos alunos e educandários agradecem a dedicação em prol do registro da caminhada histórica do nosso município. Este registro é um grande legado para as futuras gerações e uma atitude de resguardo com a nossa história", salientaram.



A diretora da EMEF Vila Schmidt, Elaine Cristina Schröer Kohl, e as professoras Rosvita Ahlert e Maica Sofia Planthold também participaram do ato de entrega dos livros. Além da EMEF Vila Schmidt, do Centro, receberam exemplares de "O grito gaúcho pelas emancipações" estudantes da EMEF Bandeirantes, de Linha Frank, da EMEF Rio Branco, de Linha Paissandu, e da EMEF Olavo Bilac, de Linha Berlim.




Fonte: Prefeitura de Westfália RS
PATROCINADORES
Samaq Comercial de Máquinas
Wizard
Representações Francesquet
Anuncie Aqui
Metalúrgica Wagner
Alles Gut
Digiserv
Wizard Teutônia
Futura Imóveis
Fritz Ordenhadeiras
Portal Atividade Rural 2018
contato@atividaderural.com.br | Fone: (51) 9135-4200