0


Produtores de feijão de Goiás estão trabalhando em parceria com pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no desenvolvimento de fertilizantes naturais para serem usados na cultura. De acordo com a pesquisadora Flávia Alcântara, da Embrapa Arroz e Feijão, a ideia do projeto "Compostar" é reduzir os custos da produção agrícola e também os impactos ambientais dos fertilizantes químicos. 



"São fertilizantes que podem ser produzidos pela integração dos componentes animal e vegetal nas propriedades, aproveitando-se resíduos da criação de animais. Tudo isso proporciona maior sustentabilidade às atividades, uma vez que traz benefícios não só técnicos, mas também ambientais e socioeconômicos”, explica. 



Além do feijão, o material orgânico também foi testado em outras culturas, como arroz e milho, fazendo com que as plantas mostrassem um bom desenvolvimento, além de manter ou melhorar a qualidade do solo. Segundo a Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), o Brasil gasta cerca de 30 milhões de toneladas de adubos sintéticos por ano, sendo que grande parte vem do mercado externo, o que aumenta os custos. 



Para a especialista, além de ter um efeito considerável no desenvolvimento das plantas, os fertilizantes orgânicos conseguem recuperar o solo porque introduzem a matéria já em decomposição. "Por isso, é a associação de ambos que garante a qualidade do solo no longo prazo”, afirma. 



O engenheiro agrônomo Oriçanga de Bastos Junior, da Empresa de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater-GO) ressalta a importância do projeto. Segundo ele, a fertilização orgânica pode fortalecer os sistemas agroecológicos. "O projeto Compostar contribuiu, principalmente, para diminuir custos, ao propor a utilização de materiais disponíveis na propriedade ou na região, o que se reflete no aumentando da renda”, conclui. 




Fonte: Agrolink
PATROCINADORES
Wizard
Metalúrgica Wagner
Samaq Comercial de Máquinas
Colégio Teutônia
Representações Francesquet
Alles Gut
Fritz Ordenhadeiras
Wizard Teutônia
Digiserv
Futura Imóveis
Portal Atividade Rural 2018
contato@atividaderural.com.br | Fone: (51) 9135-4200