0


O Ministério de Saúde do Canadá (Health Canadá) está propondo a proibição de todos os usos externos dos inseticidas neonicotinoides dentro de um prazo de 3 a cinco anos. A medida inclui a proibição do uso de neonicotinoides também para o tratamento de sementes de canola, que é plantado em cerca de 8 milhões de hectares, sendo todos tratados com esse defensivo. 



De acordo com o Health Canadá, a suspensão do uso desse tipo de defensivo se refere especificamente à clotianidina e ao tiametoxam, que estariam causando danos externos ao meio ambiente. Segundo o Ministério, é possível que esses neonicotinoides estejam matando alguns insetos aquáticos. 



“Após revisões especiais para dois pesticidas neonicotinóides, a clotianidina e o tiametoxam, a Agência Reguladora de Manejo de Pragas da Health Canada descobriu que essas substâncias estão sendo medidas em níveis prejudiciais aos insetos aquáticos", afirmou o órgão oficial do governo canadense. 



A acusação é de que, com as chuvas, o produto estaria sendo levado até os rios, lagos e nascentes e, com isso, estaria matando esses insetos. “Esses insetos aquáticos, que são uma fonte de alimento para peixes, pássaros e outros animais, são uma parte importante do ecossistema. Com base nesses resultados, a Health Canada está propondo a eliminação gradual de todas as utilizações agrícolas e de relvado exteriores para a clotianidina e todas as utilizações agrícolas e ornamentais para o tiametoxame nos próximos três a cinco anos”, diz o texto. 



No entanto, os produtores de canola disseram que confiam na clotianidina, um produto da Bayer, e no thiamethoxam, um inseticida da Syngenta, para controlar os besouros da pulga no início da estação de crescimento. Muitos agrônomos e especialistas em canola acreditam que, sem o tratamento de sementes, os agricultores teriam que pulverizar mais inseticidas sobre a cultura para matar os besouros da pulga. 




Fonte: Agrolink
PATROCINADORES
Colégio Teutônia
Representações Francesquet
Anuncie Aqui
Metalúrgica Wagner
Samaq Comercial de Máquinas
Futura Imóveis
Wizard Teutônia
Fritz Ordenhadeiras
Digiserv
Alles Gut
Portal Atividade Rural 2018
contato@atividaderural.com.br | Fone: (51) 9135-4200