0


Em Westfália, agosto é especial. É neste mês que o Departamento Municipal de Assistência Social (DMAS) e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) promovem a V Campanha Municipal de Mobilização para o Mês da Pessoa com Deficiência, com ações simples e que buscam aproximar pessoas e conscientizar com relação ao respeito às diferenças.



Sob o tema "Um mundo sem acessibilidade é um mundo com limitações", a campanha mensal tem o propósito de lutar por uma sociedade mais inclusiva. Nesse sentido, diversas atividades são promovidas pelos usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) – Pessoa com Deficiência e alunos do programa Jovem Aprendiz Pessoa com Deficiência do Colégio Teutônia aos familiares e à comunidade local e regional.



Por mais que uma das atividades previstas já tenha acontecido, outras programações ainda acontecem neste mês. Na próxima quarta-feira, dia 22 de agosto, a Casa da OASE, no Centro de Westfália, sedia, a partir das 19 horas, roda de conversa com a professora e gestora do programa Jovem Aprendiz do Colégio Teutônia, Maitê Schumann, sobre a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. A atividade é aberta a toda a comunidade e gratuita.



Além disso, no dia 28 de agosto (terça-feira), às 14 horas, ocorre atividade de informática na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Vila Schmidt. E para fechar as atividades, às 9 horas do dia 30 de agosto (quinta-feira) acontece blitz de conscientização em Teutônia, com entrega de adesivos da V Campanha Municipal de Mobilização para o Mês da Pessoa com Deficiência em frente ao Agrocenter, no Bairro Languiru. "Este trabalho ocorrerá em parceria com o Colégio Teutônia, uma vez que alunos do programa Jovem Aprendiz Pessoa com Deficiência também participarão da ação", frisa a diretora do DMAS, Daniela Dahmer Hollmann.



O DMAS e o CRAS fazem um chamamento especial para que a comunidade westfaliana prestigie as atividades alusivas à V Campanha Municipal de Mobilização para o Mês da Pessoa com Deficiência e participe das ações de conscientização, integração, respeito e reconhecimento.



Blitz de conscientização



Como primeira atividade da V Campanha Municipal de Mobilização para o Mês da Pessoa com Deficiência, na tarde de quarta-feira, dia 15 de agosto, foi realizada blitz de conscientização em frente à Brigada Militar, no Centro de Westfália. Na oportunidade, integrantes do Grupo Amigos Unidos entregaram fôlderes da V Campanha e convidaram a comunidade para a roda de conversa na próxima quarta-feira, dia 22 de agosto.



A ação contou com o apoio da Brigada Militar e foi liderada pela coordenadora do CRAS, Aline Sofia Schlieck, e pela assistente social Deise Herberts. Conforme elas, a ação foi bastante positiva. "A comunidade westfaliana foi muito receptiva com o grupo e acolheu os convites com muito carinho. Empolgado, o Grupo Amigos Unidos executou sua atividade com muita alegria", destacaram, ainda agradecendo à Brigada Militar pelo auxílio prestado.



O que é deficiência?



Deficiência é um termo usado para definir toda perda ou anormalidade de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de atividades dentro do padrão considerado normal para o ser humano.



Direitos – São alguns dos direitos das pessoas com deficiência: direito à saúde e à assistência social; direito à acessibilidade; direito à educação; direito ao trabalho; participação na vida cultural e em recreação, esporte e lazer; e participação na vida política e pública




Fonte: Prefeitura de Westfália RS
PATROCINADORES
Metalúrgica Wagner
Samaq Comercial de Máquinas
Colégio Teutônia
Wizard
Representações Francesquet
Wizard Teutônia
Digiserv
Futura Imóveis
Alles Gut
Fritz Ordenhadeiras
Portal Atividade Rural 2018
contato@atividaderural.com.br | Fone: (51) 9135-4200