0


Com o passar dos anos e o avançar da tecnologia, a modernização chega também ao interior das cidades, beneficiando serviços e mão-de-obra no campo. No município de Westfália não é diferente, e promover a troca de experiências e informações sobre os investimentos no setor primário foi o principal objetivo do 2º Encontro de Jovens Rurais.



A programação, que teve o intuito de valorizar o trabalho e a luta dos jovens no campo, foi realizada na sexta-feira, dia 17 de agosto, tendo por local o Ginásio Municipal de Linha Paissandu. Além das atividades técnicas, neste ano os jovens tiveram a oportunidade de conhecerem três propriedades rurais westfalianas: Leonir von Mühlen (hortifruticultura), Leocádio Laux (produção de suínos) e Eduardo Brune (produção de leite).



Após a troca de informações a campo, os jovens retornaram para o Ginásio Municipal, onde a programação prosseguiu durante a tarde, com abertura oficial e manifestação de autoridades, resgate da matriz planejada em 2017, dinâmica de grupo, apresentação de conteúdo pertinente a questionários aplicados em propriedades rurais westfalianas e planejamento 2018. A terceira edição do evento deve acontecer em agosto de 2019.



O 2º Encontro de Jovens Rurais foi uma promoção da Administração Municipal de Westfália, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, e da Ascar/Emater-RS. A programação ainda contou com apoio de entidades ligadas ao setor primário.



Jovens na agricultura: orgulho e reconhecimento



Pautada pelo reconhecimento aos jovens que investem e se dedicam ao trabalho no campo, a abertura do 2º Encontro de Jovens Rurais foi realizada logo após o meio-dia. Emocionada, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Teutônia e Westfália, Liane Brackmann, parabenizou os jovens pela dedicação ao setor primário. "Nas visitas às propriedades, percebi algo interessante e que muito me marcou. Muitos de vocês disseram que se inspiram nos pais para seguir o trabalho no campo. A valorização, da mãe e do pai, é de suma importância. Parabéns por esse reconhecimento e por tão bem representarem nossa agricultura", enalteceu.



O extensionista rural da Ascar/Emater-RS, Marcelo Müller, falou da importância da realização do 2º Encontro de Jovens Rurais como forma de reconhecimento aos westfalianos. "Atividades como esta são importantes para valorizar o trabalho do jovem do campo e mantê-los motivados. São momentos para debatermos iniciativas e dialogarmos sobre investimentos e dificuldades. Hoje, jovens, os meus aplausos são para vocês, que tão bem cuidam do nosso setor primário", parabenizou Müller.



Já o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Vitor Cristiano Ahlert, lembrou que, neste ano, a intenção foi inovar, proporcionando que os jovens visitassem e conhecessem outras propriedades westfalianas. "É importante dizer que, em Westfália, todas as propriedades são belas e merecem destaque. Neste ano pudemos visitar três, quem sabe no ano que vem visitaremos outras três. Ver, na prática, os investimentos em outras propriedades é importante como forma de troca de experiências e informações", ponderou Ahlert, agradecendo ainda aos produtores que abriram suas propriedades para a visitação.



Na sua fala, o presidente da Câmara de Vereadores de Westfália, Valério da Fonseca, parabenizou os jovens westfalianos pelo comprometimento com suas propriedades rurais. "Nosso interior está de parabéns. Nas visitas, fiquei encantado com o que vi e com a dedicação dos jovens ao trabalho no campo. Parabéns e continuem nesse caminho, pois tenho certeza que vocês vão longe", salientou o vereador.



Para encerrar os pronunciamentos, o prefeito de Westfália, Otávio Landmeier, falou, com orgulho, do setor primário westfaliano. "Parabéns a todos aqueles que investem na nossa agricultura. Aos jovens, parabéns por investirem em inovação e na modernização das suas propriedades, utilizando a tecnologia a seu favor. Estamos orgulhosos do nosso produtor rural", destacou o chefe do Executivo westfaliano.



Landmeier ainda colocou a Administração Municipal de Westfália à disposição dos agricultores. "Promovemos programas para incentivar que os jovens se mantenham firmes no setor primário. Estamos à disposição sempre que precisarem", enfatizou o prefeito, agradecendo a todos pela presença no 2º Encontro de Jovens Rurais.



Setor primário é destaque



Westfália é um dos municípios gaúchos com maior índice de sucessão rural, chegando a quase 65% das propriedades. Até hoje, o setor primário é um dos pilares que sustenta a economia westfaliana, estando presente através da produção de leite, da suinocultura, da avicultura de corte, da avicultura de postura e da hortifruticultura.



Tudo isso reflete nos investimentos no campo, tendo em vista a modernização dos equipamentos e o aumento da produção nas mais diversas áreas. Os incentivos, por parte da Administração Municipal de Westfália, também contribuem para que os jovens se mantenham no setor primário, tão importante para o desenvolvimento do Município.




Fonte: Prefeitura de Westfália RS
PATROCINADORES
Representações Francesquet
Wizard
Samaq Comercial de Máquinas
Metalúrgica Wagner
Anuncie Aqui
Digiserv
Fritz Ordenhadeiras
Alles Gut
Futura Imóveis
Wizard Teutônia
Portal Atividade Rural 2018
contato@atividaderural.com.br | Fone: (51) 9135-4200