0


Nesta semana, as prefeituras de Westfália e Teutônia deram mais um passo para concretizar um antigo sonho dos moradores de Linha Frank, Westfália, e do Bairro Boa Vista, Teutônia: a construção de uma nova ponte sobre o Arroio Boa Vista, que faz a divisa entre os dois municípios. Na terça, dia 21 de agosto, os prefeitos Otávio Landmeier e Jonatan Brönstrup estiveram novamente no local, acompanhados dos engenheiros dos dois municípios.



Com o apoio de um projetista especialista em pontes, agora inicia o levantamento topográfico do local e a sondagem do leito e da margem do rio, para, então, elaborar o projeto e encaminhar o licenciamento ambiental junto à Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). Esta etapa técnica define local onde a estrutura será construída e que obras complementares serão necessárias. A intenção é aumentar a largura, o comprimento e a altura da ponte. Assim, se evitará o bloqueio da via em dias de muita chuva, quando o arroio transborda e passa por cima da ponte.



A parceria para a construção da ponte foi firmada no dia 20 de julho, quando os prefeitos se reuniram na ponte que atualmente há no local. Desde então, os dois municípios vem trocando informações para estabelecer o convênio, que ainda está em fase de elaboração. Por mais que os municípios sigam pleiteando recursos federais, a probabilidade de a obra ser executada com recursos próprios é grande.



Conforme os prefeitos, a intenção é concluir a obra até o final do mandato, no ano de 2020. "A ponte, pelo fluxo de veículos, não oferece mais condições seguras de trafegabilidade. Com a nova ponte, vamos oferecer mais segurança e uma via alternativa entre Teutônia e Westfália. A parceria com a Prefeitura de Westfália é importante, pois unimos nossas forças para atender um pleito de muitos anos e que beneficiará os dois municípios, não somente em mobilidade, mas também economicamente", frisa Brönstrup.



Na localidade de Linha Frank, o município de Westfália trabalha, desde o ano passado, na elevação da via, tendo em vista garantir que o Arroio Boa Vista não impeça o deslocamento de moradores do Travessão em dias de cheia. Nesse sentido, a nova ponte também trará muitos benefícios. "A obra é uma necessidade urgente. Por isso, se não conseguirmos recursos federais, estamos dispostos a investir recursos próprios nesta obra histórica para Westfália e Teutônia. Os moradores estão aguardando ansiosos pela concretização deste sonho", pontua Landmeier.



Também acompanharam a visita de terça-feira os secretários de Obras de Teutônia, Marcelo Walter, e de Westfália, Paulo Bagatini, além do vice-prefeito teutoniense, Valdir Oliveira do Amaral, e moradores das proximidades. Na segunda-feira, dia 20, os prefeitos também estiveram reunidos para alinhar detalhes sobre o projeto.




Fonte: Prefeitura de Westfália RS
PATROCINADORES
Wizard
Samaq Comercial de Máquinas
Metalúrgica Wagner
Anuncie Aqui
Representações Francesquet
Alles Gut
Fritz Ordenhadeiras
Wizard Teutônia
Digiserv
Futura Imóveis
Portal Atividade Rural 2018
contato@atividaderural.com.br | Fone: (51) 9135-4200