0


Uma nova Instrução Normativa (IN 09/2018), da Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul, prorrogou por mais seis meses o prazo para a obrigatoriedade em todo o Estado de comprovação da vacina contra a Influenza Equina. A primeira IN previa para 26 de agosto a entrada obrigatória da vacina e extinção dos atestados de sanidade, que informam que os equinos não tem doença infecto-contagiosa há 30 dias, para a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA). O novo prazo agora é fevereiro de 2019. A medida pegou de surpresa os representantes do Sindicato dos Médicos Veterinários no Estado do Rio Grande do Sul (Simvet/RS).



Conforme o diretor da entidade, João Junior, houve inicialmente uma decisão conjunta do corpo técnico da Secretaria da Agricultura e de entidades do setor equestre do Estado de que estes atestados não eram válidos e seria mais interessante para a sanidade do rebanho equino gaúcho a vacinação e extinção destes documentos. O dirigente informa que o Simvet/RS busca informações dos motivos que levaram o prazo a ser estendido. "Para nossa surpresa, tivemos a notícia desta Instrução Normativa que prorrogou o prazo. O Simvet/RS vem alertando há tempos para o risco que esta medida traz, pois na América do Sul ocorreram focos de Influenza Equina recentemente no Uruguai, na Argentina e no Chile, mostrando a proximidade do problema", destaca.



Em abril, um surto de influenza equina em diversas regiões da Argentina deixou em alerta criadores e médicos veterinários no Brasil. A doença, considerada uma enfermidade viral de alta transmissão e forte impacto econômico para a atividade, é transmitida por contato direto entre os animais doentes e sadios. Entre os sintomas estão febre, calafrio, respiração acelerada, perda de apetite, entre outros. As perdas em consequência de mortes são pequenas, mas a doença pode trazer complicações como pneumonia, degeneração no coração e fígado, além de enterite.




Fonte: Agrolink com informações de assessoria
PATROCINADORES
Anuncie Aqui
Colégio Teutônia
Representações Francesquet
Samaq Comercial de Máquinas
Metalúrgica Wagner
Alles Gut
Digiserv
Wizard Teutônia
Futura Imóveis
Fritz Ordenhadeiras
Portal Atividade Rural 2018
contato@atividaderural.com.br | Fone: (51) 9135-4200