0


No município de Westfália, agosto é um mês especial. Com ações simples e que buscam aproximar e conscientizar a comunidade com relação ao respeito às diferenças, o Departamento Municipal de Assistência Social (DMAS) e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) promovem a quinta edição da Campanha Municipal de Mobilização para o Mês da Pessoa com Deficiência.



Com o tema "Um mundo sem acessibilidade é um mundo com limitações", a campanha mensal tem o propósito de lutar por uma sociedade mais inclusiva. Nesse sentido, na noite de quarta-feira, dia 22 de agosto, uma roda de conversa, com mediação da professora e gestora do programa Jovem Aprendiz do Colégio Teutônia, Maitê Luize Schuhmann, debateu a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.



Sediada na Casa da OASE, no Centro do Município, a atividade teve início com abertura e pronunciamento de autoridades municipais. "À Cooperativa Languiru e ao Colégio Teutônia, parabéns pelo trabalho desenvolvido, pois entendemos que a inclusão é como um valor evolutivo e humano de convivência em sociedade", parabenizou a diretora do DMAS, Daniela Dahmer Hollmann, fazendo menção ao programa Jovem Aprendiz, que já beneficiou dezenas de Pessoas com Deficiência (PcD's).



Na sua fala, o presidente da Câmara de Vereadores de Westfália, Valério da Fonseca, parabenizou a iniciativa do DMAS e do CRAS na promoção da V Campanha Municipal de Mobilização para o Mês da Pessoa com Deficiência. "Promover debates como estes, dentro da nossa comunidade, é muito importante. Os PcD's precisam e merecem essa atenção e reconhecimento", salientou o edil.



Representando o Poder Executivo, a vice-prefeita de Westfália, Evanete Inez Horst Grave, falou da necessidade de inclusão de PcD's não só no mercado de trabalho, mas também nas salas de aula. "As pessoas com deficiência estão conquistando seus espaços cada vez mais, tanto nas escolas quanto nas empresas. Assim como nós, eles também têm sonhos, merecem realizá-los, e querem ser felizes", enalteceu Evanete, acrescentando que o apoio da família é indispensável na luta pelos sonhos e objetivos.



Após a abertura, Maitê Schuhmann deu início a sua fala, que proporcionou a interação da comunidade. Enquanto professora e gestora do programa Jovem Aprendiz do Colégio Teutônia, ela ressaltou a importância da família na realização de sonhos dos PcD's. "Muitas vezes, a questão cultural fala mais alto. No entanto, a família precisa ser o impulso para que a pessoa com deficiência busque seu espaço no mercado de trabalho e realize seus sonhos. A motivação dos familiares é importante para que tenham autoconfiança para aprender e viver", declarou Maitê.



Na oportunidade, ela ainda falou sobre o processo educacional do programa Jovem Aprendiz Pessoa com Deficiência, além das normativas sobre a inclusão de PcD's nas empresas. "No programa de aprendizagem, o melhor de tudo é o retorno que recebemos. A evolução deles é visível, especialmente no que diz respeito à autonomia. Avanços pequenos acabam representando muito para nós", ponderou ela, agradecendo a parceria da Cooperativa Languiru e do Sescoop/RS.



A roda de conversa contou também com depoimentos de pessoas com deficiência que hoje já estão inseridas no mercado de trabalho ou que auxiliam suas famílias nas propriedades rurais. Além disso, familiares relataram sobre a importância do trabalho para PcD's, da inserção na comunidade, da participação em atividades e como tudo isso contribui na melhoria da qualidade de vida e da autoestima.



Além de autoridades municipais, participaram da programação familiares de PcD's, comunidade westfaliana e representantes da Cooperativa Languiru.



 



Blitz de conscientização



Para encerrar as atividades alusivas à V Campanha Municipal de Mobilização para o Mês da Pessoa com Deficiência, na manhã da próxima quinta-feira, dia 30 de agosto, integrantes do Grupo Amigos Unidos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Pessoa com Deficiência farão uma blitz de conscientização no Bairro Languiru, em Teutônia. A atividade ocorrerá das 9 às 11 horas, em frente ao Agrocenter.



Na oportunidade, serão distribuídos fôlderes da V Campanha Municipal de Mobilização para o Mês da Pessoa com Deficiência. Este trabalho acontecerá em parceria com o Colégio Teutônia, uma vez que alunos do programa Jovem Aprendiz Pessoa com Deficiência também participarão da ação.




Fonte: Prefeitura de Westfália RS
PATROCINADORES
Anuncie Aqui
Metalúrgica Wagner
Wizard
Colégio Teutônia
Representações Francesquet
Fritz Ordenhadeiras
Alles Gut
Digiserv
Wizard Teutônia
Futura Imóveis
Portal Atividade Rural 2018
contato@atividaderural.com.br | Fone: (51) 9135-4200