0


Os produtores de cana-de-açúcar passam a contar com mais uma alternativa para o controle de nematoides – uma das principais ‘dores de cabeça’ nessa cultura, podendo gerar prejuízos de 25% na produção. Trata-se do Pontiac 350 SC, do grupo químico Metilcarbamato de oxima – o que o configura como o primeiro Tiodicarbe registrado em mercado de cana. 



Aplicado no sulco da planta, o nematicida atua na diminuição da infestação dos principais vermes do solo para essa cultura, tais como os do tipo Meloidogyne javanica e Pratylenchus zeae. De acordo com a fabricante, Rotam do Brasil, o produto “eleva o vigor do canavial e, por consequência, aumenta o índice de área foliar e desenvolvimento dos perfilhos”. 



“Os polímeros do produto protegem a molécula nas diversas condições de uso. Além disso, Pontiac 350SC é dotado de filtro solar em sua formulação, o que evita a fotólise, que é a decomposição dos produtos químicos, através da ação solar. Os componentes presentes em sua formulação também proporcionam excelente estabilidade, homogeneização e compatibilidade na calda de aplicação e assim incrementando do rendimento operacional”, explica Carlos Guarnieri, técnico Sênior da Estação Experimental, de Arthur Nogueira-SP.



Dados de pesquisa em campo demonstrativo na área de um fornecedor de cana na região de Piracicaba-SP revelam que a testemunha produziu 55 perfilhos a cada 10 metros, e a planta com o produto, 76 perfilhos, ou seja, 38% a mais. A produção também aumentou 13%, sendo Pontiac 350 SC, 81,1 toneladas de cana-de-açúcar por hectare frente a 70,5 da testemunha. “A produção com a aplicação do nematicida foi superior a uma tonelada de açúcar por hectare. Ou seja, mais dinheiro no bolso do produtor”, aponta Guarnieri.



Além de mais cana-de-açúcar, o produto interfere diretamente nos hormônios promotores, responsáveis principalmente pelo desenvolvimento de raízes e crescimento do colmo primário. Antecipando a formação de raízes, beneficiando a brotação e assim elevando a eficiência e resistência a diferentes condições de ambiente. Esse crescimento a mais, proporcionado pela aplicação de substâncias estimulantes, como o Pontiac 350 SC, é conhecido como efeito fitotônico.




Fonte: Agrolink
PATROCINADORES
Samaq Comercial de Máquinas
Representações Francesquet
Metalúrgica Wagner
Colégio Teutônia
Anuncie Aqui
Digiserv
Alles Gut
Wizard Teutônia
Futura Imóveis
Fritz Ordenhadeiras
Portal Atividade Rural 2018
contato@atividaderural.com.br | Fone: (51) 9135-4200