0


Uma pesquisa realizada pela Universidade da Austrália Ocidental (UWA) como parte dos projetos “Expandindo a Base de Germoplasma Brassica através da Colaboração com a China e a Índia” e o “Programa Nacional de Melhoramento de Germoplasma   Brassica” identificou 14 linhas de canola com a capacidade de lidar com o calor e / ou estresse hídrico. O projeto teve o investimento da Corporação de Pesquisa e Desenvolvimento de Grãos (GRDC). 



Além de identificar linhas de canola que podem ser usadas como linhagem parental em programas de melhoramento de canola, a pesquisa da UWA fez recomendações para os protocolos de melhoramento da planta. De acordo com pesquisador do Instituto de Agricultura da UWA, Sheng Chen, as altas temperaturas podem reduzir pela metade o potencial de produção de algumas variedades atualmente cultivadas.  



As informações coletadas pela pesquisa indicaram que a seca e o estresse térmico estão impactando significativamente a indústria australiana de canola de US $ 1,7 bilhão. Segundo Chen, as linhas de canola que foram identificadas pelos pesquisadores da UWA incluem aquelas com boa tolerância à seca, tolerância moderada à seca e ao calor e aquelas com a capacidade de se recuperar bem da seca ou do calor. 



"Eu espero que este germoplasma, que inclui material coletado na China e da Índia, seja muito útil para os criadores de canola australianos. O material exterior foi originado a partir do projeto, liderado pela Universidade de Melbourne, que colaborou com a China e a Índia, para expandir a base do germoplasma da canola e incorporar características desejáveis, incluindo também a resistência a doenças e quebrar a tolerância”, explicou. 



A pesquisa também confirma que o estágio mais sensível ao calor para a canola é sete dias antes e sete dias depois que a planta produz sua primeira flor aberta. "Reduções médias de 85% ocorreram na produção de sementes híbridas F1 em plantas femininas quando submetidas a temperaturas máximas diárias de 32ºC por sete dias após a primeira flor em um ambiente controlado", disse Chen. 




Fonte: Agrolink
PATROCINADORES
Anuncie Aqui
Representações Francesquet
Metalúrgica Wagner
Samaq Comercial de Máquinas
Wizard
Alles Gut
Digiserv
Wizard Teutônia
Futura Imóveis
Fritz Ordenhadeiras
Portal Atividade Rural 2018
contato@atividaderural.com.br | Fone: (51) 9135-4200