0


Prefeitos, vice-prefeitos e secretários de diversos municípios da região estiveram reunidos na quinta-feira, dia 27 de setembro, para discutirem a implantação do Centro Integrado de Operações (CIOP), bem como a articulação entre os sistemas de videomonitoramento. O debate aconteceu durante a assembleia geral da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (AMVAT), tendo por local a Prefeitura de Lajeado.



Na oportunidade, Wesfália esteve representada pela prefeita em exercício, Evanete Inez Horst Grave. Além de gestores e autoridades de outros municípios da região, também participaram do encontro o assessor técnico do Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM) da Secretaria Estadual de Segurança Pública, Marcos André Teixeira da Rosa; o promotor de Justiça de Lajeado, Carlos Fiorioli; o presidente da Associação Lajeadense Pró-Segurança Pública, Antônio Scussel; o delegado regional de Polícia, Miguel Mendes Ribeiro Neto; o inspetor-chefe da 4ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, Paulo Reni da Silva; e o comandante do CRPO-VT, coronel Ricardo Hofmann.



Durante a assembleia, os representantes dos órgãos de segurança detalharam o projeto do Centro Integrado e enalteceram a importância do cercamento eletrônico na região, tendo em vista garantir mais segurança à região. Além disso, reforçaram o quão fundamental é a adesão dos municípios do Vale do Taquari ao SIM para a viabilização do projeto.



Dos 36 municípios que integram a AMVAT, 15 ainda não aderiram ao SIM, criado a partir da necessidade de unir esforços entre instituições federais, estaduais e municipais e a sociedade civil organizada para o enfrentamento da violência e da criminalidade no Rio Grande do Sul. Depois da adesão ao SIM, é de responsabilidade dos municípios, por meio de investimento próprio, a instalação de câmeras de videomonitoramento.



Westfália assinou o convênio com o SIM em 09 de julho. Posteriormente, o Município irá adquirir seus equipamentos por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio do Taquari (Consisa-VRT). "Na assembleia da AMVAT, pode-se perceber que todos os gestores presentes estão preocupados com a segurança em seus municípios. É hora de unir forças e trabalhar coletivamente para que possamos combater crimes de forma eficiente", completa a prefeita de Westfália em exercício, Evanete Inez Horst Grave.



Segurança em Westfália



No município de Westfália, inicialmente serão instalados cinco equipamentos de segurança. Eles estarão posicionados em pontos estratégicos centrais: no trevo de acesso, nas imediações do Complexo Escolar, na Avenida Henrique Uebel (nas proximidades do Sicredi), nas imediações da Casa da OASE e próximo à Prefeitura Municipal. Esta é apenas uma projeção, uma vez que estudos são realizados para identificar os melhores locais.



As câmeras de videomonitoramento serão adquiridas com recursos próprios da municipalidade. Se houver necessidade, a Administração Municipal de Westfália ampliará o projeto futuramente.




Fonte: Prefeitura de Westfália RS
PATROCINADORES
Samaq Comercial de Máquinas
Colégio Teutônia
Metalúrgica Wagner
Anuncie Aqui
Representações Francesquet
Wizard Teutônia
Fritz Ordenhadeiras
Digiserv
Alles Gut
Futura Imóveis
Portal Atividade Rural 2019
contato@atividaderural.com.br | Fone: (51) 9135-4200