0


Conscientizar a comunidade para um trânsito mais seguro, bem como em relação a valorização e preservação da vida, foi o propósito da atividade "Vida Urgente: mobilizando para salvar vidas", realizada na noite de quinta-feira, dia 11 de outubro, em Westfália. Cerca de 300 pessoas prestigiaram o evento, que foi uma realização do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA).



Tendo por local a Associação Cultural e Esportiva (ACE) Fluminense, a programação teve início com palestra "Vida Urgente: mobilizando para salvar vidas", ministrada pela presidente da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga, Diza Gonzaga. Em sua fala, ela abordou os cuidados no trânsito e a valorização e preservação da vida.



A Fundação Thiago de Moraes Gonzaga foi criada pelo casal Régis e Diza Gonzaga no ano de 1996, após perder o filho aos 18 anos em um acidente de trânsito em Porto Alegre. "Perder um filho é difícil, muito difícil. Junto dos nossos outros filhos, buscamos e unimos forças e criamos, em homenagem ao Thiago, a Fundação Thiago de Moraes Gonzaga, que hoje desenvolve o programa Vida Urgente. Através dela, buscamos sensibilizar as pessoas para um trânsito mais seguro e consciente", enalteceu Diza.



Conforme a palestrante, não há dor maior do que a perda de um filho. "Tenho certeza que se os pais pudessem escolher uma lei, escolheriam a de que os filhos não partissem antes deles. Pois não há, no mundo, uma dor maior que essa", observou, pedindo que crianças e jovens valorizem seus pais e suas famílias, pois esta é sua maior riqueza. Após a palestra, Diza Gonzaga ainda distribuiu livros e adesivos do programa Vida Urgente.



Durante a noite, também foram apresentados, à comunidade, os atuais membros do COMDICA, que tem como presidente Neila Maria Gomes, vice-presidente Daiane Radavelli e secretária Paloma Valandro. Na oportunidade, a vice-prefeita de Westfália, Evanete Inez Horst Grave, parabenizou pela promoção. "Vocês estão de parabéns por esta iniciativa. Trânsito é um tema atual, que precisa ser abordado e debatido. Esta é uma noite de reflexão, não só para crianças e jovens, mas também para adultos. Valorizem e preservem a vida de vocês", ponderou a vice-prefeita, agradecendo pela presença de todos.



Sob o tema "Sonhar pode mudar o mundo e se for com um exército pode salvar vidas", o espetáculo "Exército dos Sonhos" foi apresentado logo após o intervalo da atividade. A peça contou a história de quatro jovens amigos em situações cotidianas: seus sonhos e sua irreverência diante da vida e dos perigos que ela possa apresentar.



O espetáculo, encenado por artistas do Vida Urgente no Palco, é inspirado em fatos reais e tem como objetivo provocar a reflexão, estimulando um comportamento seguro no trânsito. Durante as cenas, a comunidade pôde vivenciar um pouco do que aconteceu na noite em que Thiago de Moraes Gonzaga perdeu a vida no acidente, gerando grande impacto aos presentes.



O recurso para a realização da atividade foi proveniente das doações e dedução do Imposto de Renda dos anos de 2017 e 2018 para o Fundo Municipal da Criança e Adolescente de Westfália. Promovida pelo COMDICA, a programação contou com apoio da Prefeitura Municipal, do Departamento Municipal de Assistência Social (DMAS) e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).



Nota Fiscal Gaúcha



No iniciar da atividade, a Administração Municipal de Westfália ainda realizou a entrega simbólica do cheque de premiação da extração municipal do programa Nota Fiscal Gaúcha. Os ganhadores do mês de setembro foram Helena Hollmann Bagio, Kurt Magedanz e Carlos Adriano Caye, recebendo R$ 500,00 cada.



A premiação foi entregue pela vice-prefeita Evanete Inez Horst Grave e pela representante do Programa Municipal de Educação Fiscal, Gisele Zianni.




Fonte: Prefeitura de Westfália RS
PATROCINADORES
Colégio Teutônia
Metalúrgica Wagner
Wizard
Representações Francesquet
Samaq Comercial de Máquinas
Digiserv
Fritz Ordenhadeiras
Alles Gut
Futura Imóveis
Wizard Teutônia
Portal Atividade Rural 2019
contato@atividaderural.com.br | Fone: (51) 9135-4200