0


Conscientizar a comunidade para um trânsito mais seguro, bem como em relação a valorização e preservação da vida, foi o propósito da atividade "Vida Urgente: mobilizando para salvar vidas", realizada na noite de quinta-feira, dia 11 de outubro, em Westfália. Cerca de 300 pessoas prestigiaram o evento, que foi uma realização do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA).



Tendo por local a Associação Cultural e Esportiva (ACE) Fluminense, a programação teve início com palestra "Vida Urgente: mobilizando para salvar vidas", ministrada pela presidente da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga, Diza Gonzaga. Em sua fala, ela abordou os cuidados no trânsito e a valorização e preservação da vida.



A Fundação Thiago de Moraes Gonzaga foi criada pelo casal Régis e Diza Gonzaga no ano de 1996, após perder o filho aos 18 anos em um acidente de trânsito em Porto Alegre. "Perder um filho é difícil, muito difícil. Junto dos nossos outros filhos, buscamos e unimos forças e criamos, em homenagem ao Thiago, a Fundação Thiago de Moraes Gonzaga, que hoje desenvolve o programa Vida Urgente. Através dela, buscamos sensibilizar as pessoas para um trânsito mais seguro e consciente", enalteceu Diza.



Conforme a palestrante, não há dor maior do que a perda de um filho. "Tenho certeza que se os pais pudessem escolher uma lei, escolheriam a de que os filhos não partissem antes deles. Pois não há, no mundo, uma dor maior que essa", observou, pedindo que crianças e jovens valorizem seus pais e suas famílias, pois esta é sua maior riqueza. Após a palestra, Diza Gonzaga ainda distribuiu livros e adesivos do programa Vida Urgente.



Durante a noite, também foram apresentados, à comunidade, os atuais membros do COMDICA, que tem como presidente Neila Maria Gomes, vice-presidente Daiane Radavelli e secretária Paloma Valandro. Na oportunidade, a vice-prefeita de Westfália, Evanete Inez Horst Grave, parabenizou pela promoção. "Vocês estão de parabéns por esta iniciativa. Trânsito é um tema atual, que precisa ser abordado e debatido. Esta é uma noite de reflexão, não só para crianças e jovens, mas também para adultos. Valorizem e preservem a vida de vocês", ponderou a vice-prefeita, agradecendo pela presença de todos.



Sob o tema "Sonhar pode mudar o mundo e se for com um exército pode salvar vidas", o espetáculo "Exército dos Sonhos" foi apresentado logo após o intervalo da atividade. A peça contou a história de quatro jovens amigos em situações cotidianas: seus sonhos e sua irreverência diante da vida e dos perigos que ela possa apresentar.



O espetáculo, encenado por artistas do Vida Urgente no Palco, é inspirado em fatos reais e tem como objetivo provocar a reflexão, estimulando um comportamento seguro no trânsito. Durante as cenas, a comunidade pôde vivenciar um pouco do que aconteceu na noite em que Thiago de Moraes Gonzaga perdeu a vida no acidente, gerando grande impacto aos presentes.



O recurso para a realização da atividade foi proveniente das doações e dedução do Imposto de Renda dos anos de 2017 e 2018 para o Fundo Municipal da Criança e Adolescente de Westfália. Promovida pelo COMDICA, a programação contou com apoio da Prefeitura Municipal, do Departamento Municipal de Assistência Social (DMAS) e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).



Nota Fiscal Gaúcha



No iniciar da atividade, a Administração Municipal de Westfália ainda realizou a entrega simbólica do cheque de premiação da extração municipal do programa Nota Fiscal Gaúcha. Os ganhadores do mês de setembro foram Helena Hollmann Bagio, Kurt Magedanz e Carlos Adriano Caye, recebendo R$ 500,00 cada.



A premiação foi entregue pela vice-prefeita Evanete Inez Horst Grave e pela representante do Programa Municipal de Educação Fiscal, Gisele Zianni.




Fonte: Prefeitura de Westfália RS
PATROCINADORES
Colégio Teutônia
Representações Francesquet
Metalúrgica Wagner
Samaq Comercial de Máquinas
Anuncie Aqui
Futura Imóveis
Wizard Teutônia
Fritz Ordenhadeiras
Alles Gut
Digiserv
Portal Atividade Rural 2018
contato@atividaderural.com.br | Fone: (51) 9135-4200