0


Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, e publicado na revista Cell Reports descobriu que a planta utiliza uma parte específica do seu RNA, a N6-metiladenosina, ou m6A, para responder ao estresse. Isso porque a m6A previne a quebra de transcritos que codificam proteínas que ajudam as plantas a lidar mais eficazmente com as condições desafiadoras. 



De acordo com Brian D. Gregory, professor associado de biologia na Escola de Artes e Ciências da Universidade, e autor sênior do estudo, a descoberta pode ser extremamente importante para desenvolver culturas que possam ser tolerantes ao sal. “É assim que vamos ajudar os agricultores. Precisamos identificar maneiras pelas quais podemos produzir plantas mais resistentes ao sal e resistentes à seca, e manipular esse caminho pode ser uma maneira de fazê-lo”, comenta.  



Comparando de perto plantas normais e mutantes, a equipe descobriu que o m6A, quando presente, protegia os transcritos impedindo que uma enzima os degradasse. O estudo mostrou que, quando esta marca estava faltando, os transcritos foram clivados e subsequentemente degradados. 



Segundo o estudante de pós-graduação Stephen J. Anderson, outro desenvolvedor da pesquisa, “a descoberta foi um tanto casual, mas descobriu-se que essa desestabilização estava ocorrendo bem ao lado de onde essas marcas deveriam estar, mas não estavam no grupo experimental de plantas”. 



"Isso dá às plantas um mecanismo dinâmico e realmente poderoso para regular a resposta ao estresse", diz Gregory. "Você pode mover essa marca para as transcrições que deseja manter”, explica. “Também há evidências”, diz Anderson, “de que as plantas podem remover ativamente a marca das transcrições de que não precisam. Ainda estamos investigando esse mecanismo”, conclui




Fonte: Agrolink
PATROCINADORES
Colégio Teutônia
Anuncie Aqui
Representações Francesquet
Samaq Comercial de Máquinas
Wizard
Digiserv
Alles Gut
Futura Imóveis
Wizard Teutônia
Fritz Ordenhadeiras
Portal Atividade Rural 2018
contato@atividaderural.com.br | Fone: (51) 9135-4200