0


Há quase 23 anos, o setor primário é o pilar que sustenta a economia de Westfália. Nesse sentido, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente incentiva a cadeia produtiva para que o Município siga sendo referência na produção em minifúndio, com uma das maiores rendas por área do Rio Grande do Sul e do Brasil.



Em Westfália, a agricultura é destaque, especialmente, pela produção leiteira, de frangos e de suínos. Além disso, as propriedades do Município também se tornam referência em sucessão rural, uma vez que cerca de 64% delas têm os jovens engajados nas atividades do campo.



Além da produção leiteira, da avicultura e da suinocultura, outro ramo vem ganhando espaço: o cultivo de hortifrutigranjeiros. Orlando Domingos e Faber Marquetto optaram por investir neste setor há 20 anos. Hoje, possuem pouco mais de um hectare plantado, colhendo, semanalmente, de três a quatro mil molhos de verduras dos mais variados tipos: alface, tempero verde, salsa, rúcula, entre outros.



Em dezembro, a vice-prefeita, atualmente no cargo de prefeita de Westfália em exercício, Evanete Inez Horst Grave, e o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Vitor Cristiano Ahlert, estiveram na propriedade e conheceram o investimento da família, que surpreende pela quantidade de verduras cultivadas. "Este é mais um modelo de sucessão rural que temos no Município, uma vez que pai e filho atuam juntos nesta propriedade. Estão de parabéns pelos resultados já alcançados e temos certeza que seguirão trilhando um caminho de sucesso", destacaram as autoridades westfalianas.



No total, a família conta com uma área de oito hectares de terra. A expectativa, até o final deste ano, é dobrar a produção. "Estamos aumentando e queremos dobrar a nossa produção. Esta época (verão) é a que mais vende, mas, em função do calor, a produção se torna mais difícil também. É cansativo, mas é gratificante. Nos sentimos orgulhosos do que temos e conquistamos até hoje", enaltece Faber Marquetto.



Atualmente, parte da produção da propriedade é distribuída em supermercados de Teutônia e de Lajeado. "Colhemos as verduras quando estão no ponto e estocamos na câmara fria para posterior distribuição. É recompensador ver o resultado de nosso trabalho e dedicação no comércio", frisa o produtor que, em 2018, teve sua propriedade e trabalho reconhecidos através da entrega do Certificado de Capacitação de Boas Práticas Agrícolas.



Reconhecimento da propriedade



Em 27 de novembro do ano passado, Orlando e Faber Marquetto tiveram a propriedade reconhecida em evento realizado na cidade de Lajeado. Na oportunidade, o jovem recebeu o certificado de Capacitação de Boas Práticas Agrícolas do prefeito de Westfália, Otávio Landmeier, e de representantes das entidades envolvidas.



A capacitação foi uma promoção do projeto Juntos para Competir, integrado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), pela Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). O programa fez parte de um acompanhamento que os produtores recebem desde 2017, com a finalidade de alcançarem a rastreabilidade de seus produtos.



Nesta edição da capacitação, focada no cultivo de hortifrutigranjeiros, a propriedade de Orlando e Faber Marquetto foi a única de Westfália a ser reconhecida. "Para nós, é sinônimo de orgulho, pois é um reconhecimento pelo nosso trabalho e dedicação. A capacitação foi de suma importância para melhorar ainda mais a qualidade dos nossos produtos, bem como a nossa qualificação técnica", ressalta Marquetto.



Durante a visita, Evanete e Ahlert parabenizaram o westfaliano pela certificação e dedicação à produção. "Para Westfália, cada propriedade reconhecida é sinônimo de orgulho. Este é mais um belo exemplo. Nossos munícipes estão de parabéns pela dedicação ao trabalho no campo", salientaram as autoridades, frisando que a agricultura é fundamental para a economia westfaliana.



Programa Diversificar



Através do Programa Diversificar, lançado no ano de 2017, a Administração Municipal de Westfália, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, busca justamente incrementar e diversificar a produção agropecuária. Isso quer dizer: além da produção leiteira, de aves e de suínos, que hoje são os carros-chefes na agricultura, o Município incentiva também o investimento em outros ramos, como, por exemplo, o cultivo de hortifrutigranjeiros e morangos.



Este benefício complementa os demais pacotes e incentivos agrícolas promovidos no decorrer do ano.




Fonte: Prefeitura de Westfália RS
PATROCINADORES
Metalúrgica Wagner
Wizard
Sicredi
Anuncie Aqui
Futura Imóveis
Wizard Teutônia
Digiserv
Portal Atividade Rural 2019
contato@atividaderural.com.br | Fone: (51) 9135-4200