0


Uma equipe de pesquisadores do Centro de Pesquisa e Unidade de Estudos Avançados de Querétaro (Cinvestav), no México, desenvolveu um novo tipo de plástico que pode ser usado em estufas, mas com a vantagem de ser biodegradável. Segundo a última Pesquisa Nacional Agropecuária, no México existem pouco mais de 17 mil unidades de produção de agricultura protegida. 



Juan Francisco Pérez Robles, pesquisador da Unidade Cinvestav mencionou que o biofilme é destinado a resolver um problema sério detectado por produtores agrícolas que usam estufas como principal ferramenta agrícola. Em geral, essas estruturas agrícolas usam filmes de poliuretano tanto para o leito quanto para o teto da estrutura. No entanto, quando a vida útil desses plásticos termina pode se tornar problema de lixo para os produtores, a maioria dos quais decidem pela incineração de resíduos, gerando poluição ambiental. 



De acordo com o investigador, o custo do processo é competitivo, porque a matéria-prima é abundante e pode-se realizar mais experimentação adicional para empregar cacto mucilagem como um substituto para o amido de milho, de modo que a produção destes biofilmes pode ser diversificada. "No momento, nosso material é perfeito para a cobertura de estufas, porque de acordo com os testes que fizemos, os filmes permitem entre 84 e 85 por cento da passagem de luz, que é semelhante ao polietileno comumente aplicado por produtores agrícolas que permite, em média, 89 por cento da luz", explicou Pérez Robles. 



Por enquanto, os biofilmes de amido de milho obtidos pelo Cinvestav têm-se centrado na utilização como um material para estufas, porque eles procuram resolver um problema de contaminação específica. Mas, de acordo com o pesquisador, o material poderia também ser utilizado como embalagens de alimentos, uma vez que não é apenas biodegradável, mas também inofensivo para a saúde humana. 




Fonte: Agrolink
PATROCINADORES
Wizard
Representações Francesquet
Colégio Teutônia
Anuncie Aqui
Metalúrgica Wagner
Futura Imóveis
Wizard Teutônia
Digiserv
Alles Gut
Fritz Ordenhadeiras
Portal Atividade Rural 2019
contato@atividaderural.com.br | Fone: (51) 9135-4200