0


Em Westfália, assim como a cultura westfaliana, a tradição gaúcha esteve em evidência no fim de semana passado. Entre os dias 22 e 24 de março, o Parque Municipal de Eventos sediou a terceira edição do Rodeio Crioulo Estadual do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Querência Westfaliana. A programação cultural também integrou as festividades alusivas ao aniversário de 23 anos de emancipação política do Município, marcando a inauguração da Pista de Rodeio.



Nos três dias, centenas de pessoas passaram pelo Parque Municipal de Eventos, localizado próximo à Prefeitura Municipal, confirmando o sucesso da programação, que superou, pela terceira vez, as expectativas da comissão organizadora. No decorrer do evento, diversas atividades tradicionalistas foram desenvolvidas: Criolaço, Laço Individual, Taça Empresa, Laço Dupla do Rodeio, Laço Equipe do Rodeio, Vaca Parada, Modalidades (Patrão, Capataz, Senhor, Veterano, Vaqueano, Piá, Guri, Rapaz, Prenda, Prendinha, Irmão e Pai e Filho), entre outras.



O 3º Rodeio Crioulo Estadual do CTG Querência Westfaliana foi ainda mais especial por ser o primeiro em Westfália, sendo marcado pela inauguração da Pista de Rodeio na noite de sábado, dia 23 de março. O momento, marcante para a comunidade westfaliana, foi acompanhado por autoridades municipais e regionais, além de visitantes de diversas cidades gaúchas.



Após a entrada de integrantes do CTG Querência Westfaliana, acompanhados por cavalarianos e guiados por Nossa Senhora Aparecida, o pastor Valmir Frank e o padre Eduardo Schuster deixaram suas mensagens e bênçãos aos presentes. O momento de abertura e inauguração foi marcado, acima de tudo, por muita emoção em promover a atividade pela primeira vez no Município.



Abrindo os pronunciamentos, a patroa do CTG Querência Westfaliana, Margrit Gomes, agradeceu, de forma especial, a todos que contribuíram para a realização do 3º Rodeio Crioulo Estadual. "Muito obrigada a todos que, de uma forma ou outra, fizeram a sua parte para a concretização deste sonho: a realização do nosso rodeio em Westfália. Em especial, meu agradecimento à família CTG Querência Westfaliana pelo empenho em prol do sucesso do evento, mais uma vez", salientou ela, ainda agradecendo à Prefeitura Municipal pela dedicação para a conclusão da Pista de Rodeio.



Logo na sequência, o capataz do CTG Querência Westfaliana, Claudiomiro Petry, também deixou agradecimentos a todos os envolvidos na organização do 3º Rodeio Crioulo Estadual e na preparação da Pista de Rodeio. "Ver este evento acontecer é, sem dúvida alguma, a realização de um grande sonho. Obrigado a todos que contribuíram para a concretização desta obra, especialmente à Prefeitura Municipal e à família CTG Querência Westfaliana", agradeceu ele.



Em nome da 24ª Região Tradicionalista (RT), o diretor da campeira, Vanderlei Kuhn, parabenizou Westfália pelo espaço e elogiou as instalações da Pista de Rodeio. "Me recordo que, há um ano, o prefeito anunciava que, em 2019, o Rodeio Crioulo Estadual seria realizado em Westfália. Hoje estamos aqui, celebrando este grande feito. Tenho certeza de que é uma grande marca para o Município e para o CTG Querência Westfaliana. Parabéns pelo investimento neste espaço, que, sem dúvidas, será referência na nossa região e Estado", enalteceu Kuhn. Na ocasião, ele ainda entregou à patroa do CTG Querência Westfaliana, Margrit Gomes, o Certificado de Adequação Técnica da Pista de Rodeio.



Também na cerimônia de inauguração e abertura, o prefeito de Westfália, Otávio Landmeier, falou da alegria em promover o 3º Rodeio Crioulo Estadual. "Para nós, é gratificante receber a todos no primeiro Rodeio Crioulo Estadual do CTG Querência Westfaliana aqui no nosso Município. No ano passado prometemos e hoje estamos aqui para inaugurar a Pista de Rodeio. Para o ano que vem, teremos a iluminação do Parque Municipal de Eventos concluída, pois a deste ano é terceirizada, e queremos trabalhar na liberação do galpão, uma vez que a tendência é o evento crescer ano após ano", frisou Landmeier.



Na oportunidade, o chefe do Poder Executivo westfaliano ainda parabenizou o CTG Querência Westfaliana pela organização do 3º Rodeio Crioulo Estadual. "Sabemos que os dias que antecederam a programação foram intensos e de muito trabalho. Parabéns por toda a dedicação e por valorizarem e trabalharem tão bem a nossa cultura gaúcha", pontuou Otávio Landmeier, declarando oficialmente aberto o 3º Rodeio Crioulo Estadual e inaugurada a Pista de Rodeio.



No ato inaugural e de abertura, também foi momento de reconhecer os campeões do Laço Pai e Filho na Festa Campeira do Estado do Rio Grande do Sul (FECARS): Rafael e Bryan. Na cidade de Xangri-lá, eles representaram o CTG Querência Westfaliana. Durante o 3º Rodeio Crioulo Estadual, eles foram agraciados com uma placa de homenagem. Ao final, ainda foi realizado o sorteio da Campanha de Incentivo à Produção Primária, promovida pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.



Durante os três dias de programação, enquanto que as competições ocorriam dentro da Pista de Rodeio, do lado de fora prevaleceram a amizade e o companheirismo entre prendas e peões. O 3º Rodeio Crioulo Estadual foi uma realização do CTG Querência Westfaliana, com apoio da Prefeitura Municipal de Westfália, do MTG – Rio Grande do Sul e da 24ª Região Tradicionalista. A programação ainda contou com o patrocínio de Sicredi, Centro Automóveis, Central do Terneiro, Morro Santo – Imóveis e Krützmann Construções.



Avaliações positivas



Vanessa Beatriz Becker, de 17 anos, representou o CTG Querência da Mata, de Mato Leitão. Ela laça desde os sete anos de idade, iniciando as competições na Vaca Parada. "O 3º Rodeio Crioulo Estadual foi muito bom e, da mesma forma, a organização do evento. À Pista de Rodeio somente elogios. O material é de qualidade e o espaço é muito bom para laçar", avaliou ela.



Um dos representantes do CTG Tropilha Farrapa, de Lajeado, foi Cristiano Schweizer. Ele já laça há 17 anos. "A Pista de Rodeio é maravilhosa para laçar. Estão de parabéns. A estrutura também é boa, assim como foi a organização do evento", enalteceu Cristiano, que tem uma filha de seis anos, Cristhiny Schweizer, que também admira a cultura gaúcha e já treina o laço.



Pista de Rodeio



A construção da Pista de Rodeio, junto ao Parque Municipal de Eventos, foi um investimento da Prefeitura de Westfália, representando R$ 369.599,05 em recursos próprios da municipalidade. Além da pista, propriamente dita, a primeira etapa de obras contemplou ainda a construção da cabine de narração e de sanitários (com chuveiros) e a instalação de reservatórios para o abastecimento de água. Os trabalhos foram executados pela empresa Krützmann Construção e Artefatos de Cimento Ltda., vencedora da licitação.



A próxima etapa de obras, que ainda está em processo licitatório, compreende a instalação elétrica e a iluminação do local.




Fonte: Prefeitura de Westfália RS
PATROCINADORES
Representações Francesquet
Anuncie Aqui
Metalúrgica Wagner
Samaq Comercial de Máquinas
Wizard
Futura Imóveis
Wizard Teutônia
Fritz Ordenhadeiras
Alles Gut
Digiserv
Portal Atividade Rural 2019
contato@atividaderural.com.br | Fone: (51) 9135-4200