0


Sediado em Teutônia, encontro também contou com a



participação de idosos de Paverama, Poço das Antas e Westfália



Com o propósito de fortalecer e debater as políticas públicas para idosos, foi realizada na tarde de quinta-feira, dia 28 de março, a 1ª Conferência Regional da Pessoa Idosa. Sediado no Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Calçadistas de Teutônia (Siticalte), o encontro também contou com representantes dos municípios de Paverama, Poço das Antas e Westfália.



Prefeito de Teutônia, Jonatan Brönstrup, falou na abertura do evento_PDV.JPGNa abertura, o prefeito de Teutônia, Jonatan Brönstrup, e a presidente do Conselho Municipal do Idoso de Teutônia (Comit), Liane Brackmann, deram as boas-vindas aos participantes, reforçando a importância da troca de experiências entre idosos e, consequentemente, entre municípios. "Que desta tarde de conversa surjam sugestões sobre políticas públicas que possam contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos idosos nos quatro municípios. Temos muito a aprender uns com os outros", salientaram eles.



Participantes se reuniram em grupos para debater eixos temáticos e propor iniciativas_PDV.JPGA 1ª Conferência Regional da Pessoa Idosa teve como tema central "Os desafios de envelhecer no Século XXI e o papel das Políticas Públicas". Com os idosos, a temática foi trabalhada pela vice-presidente do Conselho Estadual da Pessoa Idosa, Ana Maria Almeida Duarte. Na ocasião, foram abordados diversos assuntos relacionados ao público idoso, incluindo os direitos fundamentais na efetivação das políticas públicas, a necessidade do desenvolvimento de ações pelas secretarias em prol dos idosos, entre outras ações.



Em grupos, os participantes puderam discutir os eixos temáticos e propor iniciativas em prol deste público nas quatro cidades, sugerindo políticas públicas inovadoras, com propostas a nível municipal, estadual e nacional. Apresentadas as deliberações e aprovadas, estas seguem para serem apresentadas na Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, que ocorrerá nos dias 31 de maio, 1º e 2 de junho, onde uma comitiva, formada por dois delegados eleitos de Teutônia e dois representantes de cada um dos demais municípios, participará.



Na 1ª Conferência Regional da Pessoa Idosa, o município de Westfália esteve representado por idosos westfalianos, trabalhadores da Assistência Social, usuários dos serviços do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), autoridades do Legislativo e Executivo municipal e Emater/RS-Ascar. Para a participação na Conferência Estadual, os representantes serão o psicólogo Vinícius Huffell Vargas e o munícipe e usuário do serviço do CRAS, Roque Sílvio Schneider.



 



TEXTO E FOTOS: Paloma Driemeyer Valandro/AI




Fonte: Prefeitura de Westfália RS
PATROCINADORES
Colégio Teutônia
Metalúrgica Wagner
Samaq Comercial de Máquinas
Wizard
Representações Francesquet
Alles Gut
Digiserv
Wizard Teutônia
Futura Imóveis
Fritz Ordenhadeiras
Portal Atividade Rural 2019
contato@atividaderural.com.br | Fone: (51) 9135-4200