0


Landmeier (e), Nogueira, Docena e Ahlert_Divulgação.jpegPreocupado com a preservação das águas de superfície de lagoas e fontes, o município de Westfália encaminhou à Fundação Nacional de Saúde (Funasa) um projeto piloto que busca aproveitar as águas das lagoas locais para o consumo humano e animal. A Administração Municipal entende que a utilização destas águas, localizadas na região alta, torna-se mais viável para as redes públicas do que a perfuração de poços artesianos.



Em 11 de maio (sábado), uma comitiva westfaliana, formada pelo prefeito Otávio Landmeier, pelo secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Vitor Cristiano Ahlert, e pelo secretário de Saúde, Trabalho, Habitação e Assistência Social, Joacir Antônio Docena, esteve com o presidente da Funasa, Ronaldo Nogueira, oportunidade em que foi entregue o ofício e solicitado apoio para que o projeto seja efetivado. Agora, a próxima etapa compete à municipalidade: providenciar um estudo do consumo de água com o número de munícipes beneficiados pela iniciativa. Este levantamento, na região alta, será realizado pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e pela Emater/RS-Ascar.



Como argumento ao uso das águas das lagoas locais estão: a localização nas partes altas do Município, não havendo necessidade de bombeamento pois há água por gravidade; não há custo de perfuração de poço; menos custo com energia elétrica; lençol freático profundo (mais de 500 metros); e necessidade de deixar água do lençol freático para as gerações futuras.



Conforme o prefeito de Westfália, Otávio Landmeier, após o tratamento apropriado, a água das lagoas estará disponível para ser utilizada para o consumo humano e animal. "Para que o projeto saia do papel, estamos pleiteando, junto à Funasa, recursos financeiros para suprir os custos deste projeto, bem como de sua implantação", enaltece o chefe do Executivo westfaliano.



Com o projeto, a intenção é preservar a água para as gerações futuras. "O projeto foi elaborado a partir da necessidade de preservar este recurso natural para nossos netos e bisnetos. Sem dúvidas, é um projeto inovador, que beneficiará também a produção primária, e que poderá servir de inspiração para outros municípios da região", completa Landmeier.



 



TEXTO E FOTO: Paloma Driemeyer Valandro/AI




Fonte: Prefeitura de Westfália RS
PATROCINADORES
Anuncie Aqui
Metalúrgica Wagner
Sicredi
Wizard
Digiserv
Futura Imóveis
Wizard Teutônia
Portal Atividade Rural 2019
contato@atividaderural.com.br | Fone: (51) 9135-4200