0


Um estudo realizado pela ativista do bem-estar animal Ruth Harrison, em um livro publicado em 1964, chamado Animal Machines, voltou à tona quando alguns cientistas começaram a especular que encontrar sinais de felicidade nas galinhas pode melhorar a sua criação em cativeiro. De acordo com a jornalista especializada Mary Bexter, em um texto publicado no portal mundoagropecuario.com, faltam poucas informações sobre as aves nessa questão. 



“Aqueles que estudam animais domesticados há muito tempo com características expressivas têm uma vantagem. Sabemos que os cães são mais felizes quando movem a cauda para a direita. Sabemos que os ratos riem quando sentem cócegas e sabemos que expressões faciais, ratos, coelhos, cavalos e ovelhas jogam quando não sentem dor. Mas ainda não temos um marcador de comportamento positivo para galinhas e precisamos de um”, comenta. 



Segundo ela, comportamentos avícolas foram descritos pela primeira vez nos anos 50 e 60, e os pesquisadores escreveram relatos detalhados de ‘combate’, ‘retoques’ e ‘comida’ em aves jovens. “Nos anos seguintes, eles foram renomeados ‘agressão’ ou ‘correr com flutuação’. Isto é provavelmente devido à relutância geral entre os cientistas em atribuir emoção ou consciência às aves. Mas esses comportamentos estão em conformidade com definições bem estabelecidas de brincadeiras com animais e sua presença em frangos modernos pode ser o marcador da felicidade que estamos procurando”, completa. 



“Os padrões de comportamento dos frangos de corte mudaram muito desde que foram domesticados e criados para a produção de carne. Embora não seja uma versão de frango de cauda em movimento, esses comportamentos de jogo podem nos dizer muito sobre seu estado emocional e podem ajudar os pesquisadores a projetar ambientes que lhes deem uma vida digna de ser vivida”, conclui. 




Fonte: agrolink
PATROCINADORES
Wizard
Sicredi
Metalúrgica Wagner
Anuncie Aqui
Digiserv
Wizard Teutônia
Futura Imóveis
Portal Atividade Rural 2019
contato@atividaderural.com.br | Fone: (51) 9135-4200