0


"A presença dos pais e o caminho do afeto" foi o tema do XI Fórum da Família de Westfália. Promover a reflexão sobre uma pauta tão importante e, ao mesmo tempo, atual foi o objetivo principal da programação, realizada na manhã de sábado, dia 10 de agosto, na Casa da OASE, no Centro do Município.



Voltado aos pais e a toda a comunidade westfaliana, o XI Fórum da Família teve início com apresentações especiais. Estudantes da Oficina de Violões, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Olavo Bilac, de Linha Berlim, e da EMEF Vila Schmidt, do Centro, sob a coordenação do professor Leandro Ahlert, apresentaram duas músicas ao público presente: "Aqui estou para cantar" e "Basta um sorriso".



Logo na sequência, usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) – Pessoa com Deficiência – encantaram a comunidade presente com uma dança folclórica, repleta de sorrisos e animação. O grupo é coordenado pelas orientadoras sociais Claudete Kunzler Beckenbach e Fabieli Wasem Magedanz e pela psicopedagoga Fabiana Christ. A apresentação integrou a programação alusiva à VI Campanha Municipal de Mobilização para a Pessoa com Deficiência, que acontece no mês de agosto.



Na abertura oficial, a vice-prefeita de Westfália, Evanete Inez Horst Grave, enalteceu a importância do XI Fórum da Família enquanto momento de reflexão às famílias westfalianas. "Anualmente, esta programação traz temas atuais e importantes para o debate e a reflexão. Neste ano, temos a honra de receber Gustavo Balbinot para falar sobre presença dos pais e caminho do afeto, duas temáticas fundamentais na rotina com os nossos filhos", salientou ela, ainda agradecendo a presença de todos.



Como ponto alto da manhã, o mestre em Educação Gustavo Balbinot proferiu palestra sobre o tema "A presença dos pais e o caminho do afeto", oferecendo momentos de reflexão à comunidade presente. Música, descontração, emoção e interação resumem a palestra, que teve duração aproximada de 1h30min e prendeu a atenção do público.



Balbinot, na oportunidade, também tratou sobre suas vivências, filhos e trajetória profissional. "Dediquem tempo, amor, sorrisos e carinho aos seus filhos. Eles precisam disso. Aproveitem todos os momentos com eles como se fossem únicos", disse. O palestrante instigou a comunidade a refletir sobre o dia a dia, sobre amor e sobre sorrir. "Diariamente, reflita: como está o meu coração hoje? E, nas suas orações, não esqueça de agradecer pelo que tens e pelo teu coração", frisou Balbinot.



Natural de Farroupilha, esta foi a primeira vez que Gustavo Balbinot palestrou em Westfália. Possui um extenso currículo: músico e compositor; mestre em Educação; licenciado em Filosofia e bacharel em Teologia; especializado em Carisma e Princípios Educativos Maristas, e em Psicopedagogia do Ensino Superior; e assessor de Formação Espiritual e Humana. Suas formações, palestras e oficinas abordam temáticas como educação, relações humanas, cultivo da interioridade, dimensões do cuidado humano, gestão e espiritualidade.



O XI Fórum da Família foi uma realização da Prefeitura Municipal de Westfália, através da Secretaria de Saúde, Trabalho, Habitação e Assistência Social, por meio da Assistência Social, em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto (SMEC) e o SESC de Farroupilha.



Fórum da Família em Westfália



No município de Westfália, o Fórum da Família é realizado anualmente, desde o ano de 2009. Surgiu com o propósito da Assistência Social em buscar temas diferentes e diversificados, voltados principalmente ao tema central, que é a família.




Fonte: Prefeitura Municipal de Westfália-RS
PATROCINADORES
Anuncie Aqui
Wizard
Sicredi
Metalúrgica Wagner
Digiserv
Wizard Teutônia
Futura Imóveis
Portal Atividade Rural 2019
contato@atividaderural.com.br | Fone: (51) 9135-4200