0


Nesta quarta-feira, dia 04 de setembro, o município de Westfália celebrou um marco histórico e cultural: o lançamento do Dicionário da Língua Westfaliana Brasileira. Planejada desde o ano de 1997, a obra é, sem dúvidas, a realização de um sonho de toda a comunidade e busca relembrar a origem dos antepassados e incentivar a continuidade do uso do dialeto, marcando a tradição de geração em geração.



Realizada na Casa da OASE, durante a XI Feira Municipal do Conhecimento, a programação de lançamento do Dicionário da Língua Westfaliana Brasileira iniciou com recepção promovida pelo Coral Municipal, através de três cantos: "É preciso", "Vento Negro" e "Komm Gib Mir Deine Hand". Ao som de muitos aplausos, era então aberta a noite de lançamento e celebração.



Iniciada a solenidade de lançamento, o presidente da Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat), Deoli Gräff, deu sequência às atividades, convidando escritores acadêmicos para explanarem sobre cultura e migração, canto coral, danças, canto popular e hinos, e amor e seus símbolos. Participaram deste momento especial, que leva o nome de dinâmica O Poder das Palavras, os escritores Hans Wolfgang Collischonn, Osmar Agostini, Ivete Kist, Ney Arruda Filho e Dirce Becker Delwing.



Logo após as falas, atrações culturais westfalianas representaram as características anunciadas. No palco, as soberanas de Westfália (rainha Natália Spellmeier, 1ª princesa Taís Pott Rückert e 2ª princesa Letícia Deconti Fabrin), o Coral Municipal, o Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Westfälische Tanzgruppe e o Grupo Amigos do Sapato de Pau representaram com encanto todas as palavras e significados anunciados, os quais resumem a cultura westfaliana.



Para dar ainda mais brilho à noite de lançamento, integrantes do Grupo Amigos do Sapato de Pau distribuíram rosas às mulheres presentes, complementando a apresentação do canto das Rosas Vermelhas. Na mesma noite, o grupo voluntário apresentou de forma inédita o Hino de Westfália na língua Plattdüütsk, sendo este mais um dos diferenciais culturais do Município.



Encerrado o momento de apresentações, o escritor, pesquisador e genealogista Lucildo Ahlert, que também é acadêmico da Alivat, fez uma breve apresentação do Dicionário da Língua Westfaliana Brasileira, que é de sua autoria e conta com a coautoria dos demais integrantes do Grupo Amigos do Sapato de Pau. "Muito obrigado aos meus amigos do Grupo Amigos do Sapato de Pau pelo engajamento na confecção desta obra. Cada sugestão foi importante para que chegássemos ao dia de hoje (ontem), um dia muito sonhado e planejado", agradeceu Ahlert.



Conforme o autor, além das mais de seis mil palavras, o Dicionário da Língua Westfaliana Brasileira conta com informações históricas e culturais do Município. "Vamos além do dicionário, pois falamos sobre a criação de Westfália, bem como de suas tradições e costumes", completou Ahlert, ainda agradecendo a presença de todos.



Westfália será a cidade guardiã do Dicionário da Língua Westfaliana Brasileira. Por isso, logo após sua fala, Lucildo Ahlert fez a entrega do primeiro exemplar ao prefeito Otávio Landmeier, que, em seguida, repassou exemplares ao cônsul da Alemanha no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, Michael Serra, à secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araújo, ao prefeito de Boa Vista do Sul, Aloísio Rissi, e ao presidente da Alivat, Deoli Gräff.



O cônsul da Alemanha no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, Michael Serra, não escondeu a alegria em estar presente nesta noite especial e de comemoração. "Parabéns por valorizarem a cultura e a incentivarem desde cedo, já entre as crianças, como pudemos ver nas lindas apresentações. Aproveitem esta obra para difundirem a língua entre todas as gerações, pois é uma riqueza única", enalteceu Serra, também agradecendo pelo convite e parabenizando em português, alemão e Plattdüütsk.



A secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araújo, revelou que a Secretaria é parceira de projetos como este. "Sou imensamente grata pelo convite para estar aqui hoje. Quando recebi a comitiva na Secretaria já reservei a minha agenda para vir à Westfália e comemorar esta grande conquista, pois sei da importância que tem para o Município. Nós, da Secretaria de Estado da Cultura, somos parceiros de projetos como este. Contem conosco", frisou a secretária, parabenizando a todos os envolvidos da concretização da obra.



Para encerrar os pronunciamentos da noite e lançar de forma oficial o Dicionário da Língua Westfaliana Brasileira, o prefeito de Westfália, Otávio Landmeier, reforçou que esta é a realização de um sonho de anos. "Hoje, o nosso dialeto se torna uma língua: a Língua Westfaliana Brasileira. É um marco que ficará registrado na história do nosso Município, eternizando uma herança dos nossos antepassados, o que é motivo de orgulho", enalteceu Landmeier.



O Plattdüütsk é, desde março de 2016, considerado a língua co-oficial do Município. "Westfália possui diversos atrativos culturais, e o dicionário é, sem dúvidas, mais uma grande atração. Parabéns ao Grupo Amigos do Sapato de Pau por esta concretização e, de forma especial, preciso parabenizar ao Lucildo Ahlert por coordenar este trabalho tão importante", parabenizou, ainda agradecendo pela presença das autoridades e da comunidade local e regional.



Ao final da noite, autoridades receberam exemplares do Dicionário da Língua Westfaliana Brasileira. Munícipes interessados poderão retirar livros a partir da próxima segunda-feira, dia 09 de setembro, na Biblioteca Pública Municipal, mediante preenchimento de nome, profissão e cidade.



O lançamento do Dicionário da Língua Westfaliana Brasileira foi uma promoção da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto (SMEC), em parceria com a Alivat.



Recepção às autoridades



Antes do lançamento, no gabinete do prefeito Otávio Landmeier, junto à Prefeitura, autoridades da região recepcionaram a secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araújo, e o cônsul da Alemanha no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, Michael Serra. Na oportunidade, foram apresentados os editais da Secretaria de Estado da Cultura e as capacitações promovidas e houve explanação sobre o fortalecimento da Lei de Incentivo à Cultura.




Fonte: Prefeitura Municipal de Westfália-RS
PATROCINADORES
Wizard
Sicredi
Anuncie Aqui
Metalúrgica Wagner
Digiserv
Futura Imóveis
Wizard Teutônia
Portal Atividade Rural 2019
contato@atividaderural.com.br | Fone: (51) 9135-4200