0


Conforme já anunciado no ano passado, a Cooperativa Languiru ampliará seu Frigorífico de Aves, localizado no município de Westfália, dobrando, inclusive, a capacidade de abate. Por meio da Lei nº 1.555, de 16 de agosto de 2019, o Poder Executivo concedeu auxílio à empresa no sentido de, por meio da ampliação de seu empreendimento, promover o desenvolvimento econômico e social no Município.



Nesse sentido, nos meses de setembro e outubro, os servidores da Secretaria de Obras, Viação e Interior, intensificaram os trabalhos de terraplenagem e transporte de terras, abertura de valetas e similares no imóvel destinado à ampliação do empreendimento. Atendendo a lei, a concessão de incentivo consistiu no valor total de 1.300 horas/máquina.



Como contrapartida ao incentivo, a Cooperativa Languiru deve construir, no prazo máximo de um ano, a área necessária de uso comum como parada de ônibus, portão e estacionamento, sanitários, vestiários, área de descanso de funcionários e a ampliação de tratamento de efluentes. O prefeito de Westfália, Otávio Landmeier, e o secretário de Obras, Viação e Interior, Paulo Bagatini, acompanharam o andamento das obras de perto.



"O Frigorífico de Aves da Cooperativa Languiru é, ainda hoje, a empresa que mais dá retorno ao nosso Município. Nesse sentido, para nós, enquanto municipalidade, é de suma importância a sua ampliação, o que acabará fomentando o desenvolvimento econômico e social da cidade. Nos últimos meses, intensificamos os serviços de máquina no empreendimento, especialmente na região dos efluentes, tendo em vista possibilitar que a empresa conclua a ampliação dentro do prazo previsto", enalteceu o prefeito.



Ampliação do empreendimento



Nesta etapa, o abatedouro será ampliado em 2.260m². O novo túnel de congelamento, por exemplo, atende uma necessidade de mercado, principalmente para exportação. Nesse sentido, a ampliação de tratamento de efluentes é de suma importância, uma vez que o abate irá dobrar.



Conforme divulgado pela cooperativa em julho de 2018, deverão ser gerados 120 novos empregos, aumentando a capacidade de abate para 220 mil frangos ao dia ao final de todas as etapas de ampliação, o que deve estar concluído em cinco anos. Ainda no ano passado, o Frigorífico de Aves contava com 873 funcionários e área de 18.000m².




Fonte: Prefeitura Municipal de Westfália-RS
PATROCINADORES
Wizard
Sicredi
Anuncie Aqui
Metalúrgica Wagner
Digiserv
Wizard Teutônia
Futura Imóveis
Portal Atividade Rural 2019
contato@atividaderural.com.br | Fone: (51) 9135-4200