0


Há 24 anos, no dia 24 de março, Westfália ouvia das urnas o desejo de sua população viver em um município emancipado. O plebiscito realizado nessa data, no ano de 1996, marcou o início de uma história construída na base sólida dos seus ideais de trabalho, integração e progresso.



Em 2020, o Município emancipado de Teutônia e Imigrante comemora o seu 24º ano colhendo desenvolvimento e conquistas, resultado do esforço de seu povo que, a cada dia, de forma ordeira e com muita vitalidade, trabalha para o constante desenvolvimento dessa terra.



Os ideais emancipacionistas do grupo liderado por Enio Grave (em memória) fizeram com que o dia 24 de março de 1996 fosse marcado pelo plebiscito de emancipação de Westfália. Nessa data é oficialmente comemorado o aniversário do Município, que registra mais momentos importantes em sua história: a data de sua criação, em 16 de abril de 1996; e a data de sua primeira administração e instalação, em 1º de janeiro de 2001.



Atualmente sendo administrado pelo prefeito Otávio Landmeier, ao lado da vice-prefeita Evante Inez Horst Grave, o município de Westfália possui inúmeros motivos para comemorar. 



Conquistas



Historicamente, Westfália possui grande parte de sua arrecadação vinda do setor primário, através de setores como suinocultura, avicultura e bovinocultura de leite. Os incentivos municipais voltados à agricultura, bem como os fatores tecnológicos, sem contar a qualidade de vida no campo e a possibilidade de crescimento na propriedade, fazem o Município registrar um importante índice perante o cenário estadual: em torno de 65% das propriedades de Westfália conta com jovens interessados em permanecer no meio rural. O dado é fruto de um levantamento feito em 2019 e divulgado durante o 3º Encontro de Jovens Rurais de Westfália.



Muito em função de grande parte da arrecadação do Município ser oriunda do meio rural, recentemente Westfália também pode comemorar outro dado satisfatório. Em estudo elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), com base em dados fiscais oficiais de 2018, Westfália ocupa a 3ª posição no Estado no quesito gestão pública, especialmente no indicador de autonomia financeira, que significa pagar as despesas administrativas com sobras para investimentos.



Trabalhar com responsabilidade e gerir os recursos públicos possibilitam ao município de Westfália comemorar seus 24 anos com significativas obras que representam mais qualidade de vida à sua população. Nesse sentido, a aprovação da licença ambiental que viabiliza a construção da ponte que liga Linha Frank, em Westfália, ao Bairro Boa Vista, em Teutônia, é uma das mais recentes conquistas da Administração Municipal. Tal obra, planejada e executada em parceria com Teutônia, possibilitará o atendimento de um antigo anseio da comunidade. A construção da ponte que liga os dois municípios no local conhecido como Travessão, foi licenciada pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) em fevereiro desse ano. A obra significará expressiva melhoria no tráfego de motoristas e no escoamento da produção entre os municípios, além da garantia de mais segurança aos usuários da via.



Com esses destaques nos quesitos sucessão rural, gestão pública e obras, Westfália ramifica o seu trabalho para outras frentes, como educação, saúde, assistência social e agricultura, sempre pensando no bem estar de sua população e no bom andamento da Administração Municipal. Com vistas para o sucesso em todas as áreas que promovem o desenvolvimento ordenado do Município, o poder público reforça a cada dia o seu compromisso de trabalhar no presente, pensando no futuro.



Mensagem



Westfália comemora seu 24º aniversário em meio a um momento turbulento no Estado, País, e em todo o mundo, com a execução de diversas medidas de enfrentamento à pandemia do Coronavírus (Covid-19). Além disso, a estiagem, que afeta diretamente o ramo da agricultura, é outra situação tendo que ser enfrentada.



Apesar desse cenário, o prefeito Otávio Landmeier pede que a população não desanime. "Desejo que cada cidadão reflita a respeito do aniversário de Westfália em suas residências, atendendo as orientações para o momento", sugeriu. Nesse sentido, o chefe do Executivo, que também fez parte da comissão emancipacionista em 1996, discursou quanto aos desejos daquele grupo, voltados a tornar Westfália um bom lugar para se viver. "Falava-se das condições em ser um município no qual as instituições estariam próximas do poder público, de aplicar os recursos arrecadados onde foram gerados, e podemos dizer que conquistamos isso a cada dia". Por esses motivos, Landmeier cumprimenta o povo westfaliano. "Povo empreendedor na área urbana e rural, que consolida o município cada dia mais através de suas atividades econômicas. Vamos continuar trabalhando pelo bem de Westfália", finaliza o prefeito.




Fonte: Prefeitura Municipal de Westfália-RS
PATROCINADORES
Sicredi
Metalúrgica Wagner
Anuncie Aqui
Metalúrgica Metalarte
Wizard
Futura Imóveis
Wizard Teutônia
Digiserv
Portal Atividade Rural 2020
contato@atividaderural.com.br | Fone: (51) 9135-4200