0


Alterações no espaço físico, sala de atendimentos e



instalação de telefone público visam conforto e bem-estar à comunidade



 



Setor administrativo passou a atuar na sala onde antes era a farmácia, com acesso restrito entre servidores.JPGTendo em vista otimizar o fluxo de trabalho, bem como oferecer mais conforto e privacidade, foram realizadas melhorias na estrutura física da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Westfália. A revitalização também objetivou garantir o bom atendimento à comunidade westfaliana.



Desde maio, a Farmácia Municipal está atendendo em novo espaço, com acesso pela lateral do prédio da UBS e não mais ao lado da recepção, como era anteriormente. A medida concede mais privacidade aos pacientes e facilita a comunicação entre atendentes e cidadãos. No momento, os atendimentos respeitam o protocolo de prevenção ao Coronavírus (Covid-19), mas a estrutura é pensada para receber, no máximo, dois pacientes por vez, sendo os demais orientados a aguardarem. No lado externo do espaço da Farmácia Municipal, um ajardinamento embeleza o local e torna o espaço mais acolhedor.



Com essa mudança de local, o setor administrativo da UBS passou a atuar onde antes se localizava a farmácia, ao lado da recepção, para acesso restrito aos servidores. A vice-prefeita Evanete Inez Horst Grave explica que, com essa alteração de salas, o fluxo de trabalho fica otimizado, pois facilita a comunicação entre funcionários, tornando-a mais direta e objetiva. No setor administrativo são realizadas todas as tratativas de convênios hospitalares e laboratoriais, encaminhamentos, disposições do Sistema Único de Saúde (SUS), entre outras demandas.



Outro investimento que visa o bem-estar da comunidade westfaliana é a instalação de um telefone de uso público (orelhão) no lado externo da UBS. Através dele, é possível realizar ligações gratuitas para qualquer telefone fixo em todo o Estado do Rio Grande do Sul, sem a necessidade de cartão. Esse é o único equipamento do tipo instalado e em funcionamento do município de Westfália, que objetiva facilitar o contato dos pacientes com outras pessoas em caso de necessidade.



Por conta da pandemia causada pelo novo Coronavírus, a UBS está atenta aos protocolos de atendimento e tomando todas as medidas de prevenção à doença. Com isso, as agentes de saúde do Município estão realizando trabalho interno, promovendo visitas somente em caso de necessidade, intensificando os atendimentos por telefone.



Atualmente, a comunidade westfaliana tem à disposição diversos profissionais de saúde, como médico clínico geral, dentista, nutricionista, pediatra, ginecologista, psiquiatra, psicóloga, fonoaudióloga, farmacêutica, enfermeiros, técnico de enfermagem, assistentes, atendentes e demais servidores que possibilitam a manutenção da saúde no Município. A UBS atende de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 13 às 17 horas. O telefone de contato é (51) 3762-4312.



 



TEXTO: Assessoria de Comunicação



FOTOS: Jenifer Kunzler Beckenbach




Fonte: Prefeitura Municipal de Westfália-RS
PATROCINADORES
Wizard
Sicredi
Anuncie Aqui
Metalúrgica Metalarte
Metalúrgica Wagner
Futura Imóveis
Wizard Teutônia
Digiserv
Portal Atividade Rural 2020
contato@atividaderural.com.br | Fone: (51) 9135-4200